segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

XIX Campeonato Brasileiro de Soluções UBP 2010

Olá a todos leitores do Underground, aconteceu ontem (12/12/10) no Clube de Xadrez São Paulo (CXSP) o XIX Campeonato Brasileiro de Soluções. O torneio teve a organização da União Brasileira de Problemistas (UBP) e a arbitragem esteve a cargo do AI Mauro Amaral e do AA Wilton Yaokomizo.

O evento contou com 8 participantes: André Salama, Bráulio dos Santos Junior, Eric Bacconi, Guilherme Cirilo, Leonardo Mano, Ricardo Vilela, Roberto Stelling e Vivian Heinrichs. Apesar de não sermos solucionistas e nunca termos participado de um evento dessa modalidade eu e o Salama fomos firmes brigar pelo ultimo lugar do evento. Acreditavamos que a Vivi (Vivian Heinrichs) também estava nessa briga, porém, a primeira mulher da história a participar de uma brasileiro de soluções mostrou talento e brigou pelas primeiras colocações.


Classificação Final:

Nome

Cidade/Clube

Pontos

Desempate [Tempo]

Roberto Stelling

CXSP SP

35

150’

Ricardo Vilela

Belo Horizonte MG

20

150’

Eric Bacconi

CXSP SP

19

150’

Vivian Heinrichs

Pindamonhangaba-SP/UNIP

18.5

148’

Leonardo Mano

ALEX RJ

14.25

146.3’

Guilherme Cirilo

Poli-USP

10

141’

Bráulio dos Santos Junior

ALEX RJ

10

150’

André Salama

Hebraica SP

6.6

110.31’



Minhas impressões sobre o evento:
Quando falavam que haviam 20 pontos em problemas de mate 2 e mate em 3 eu pensava: Menos de 20 pontos não da pra fazer então. Porém os problemas são de uma beleza que nunca vi igual e como podemos ver pela classificação final apenas um solucionista conseguiu superar os 20 pontos. A organização foi muito boa, os competidores todos muito simpaticos, não havia nenhum clima de rivalidade e sim de amizade no torneio. Gostei muito de ter participado e pretendo disputar mais vezes.

Destaque para André Salama, unico a fazer menos de 10 pontos e errar um dos mate em 2. Mas temos que destacar que o Xadrez Underground teve o melhor desempate entre todos os competidores, sendo Salama em primeiro e eu em segundo nesse quesito.

Depois do torneio rolou uma competição de Solving Show. O que é Solving Show vocês devem estar se perguntando. Funciona assim: 1x1, melhor de 5, vão aparacendo problemas de mate em 2 e quem resolver mais em 3 minutos vence a disputa. Fizeram uma disputa mata mata e mais uma vez o campeão foi Roberto Stelling, que maquina.

Para quem quiser saber mais sobre a UBP e se interessar pela modalidade acessem o site da UBP , o blog O Problemista e o blog do Roberto Stelling. Nos sites há informações sobre a UBP, uma série de problemas e muito mais.

Por hoje é só
Abraços e Beijos
Cirilo.

3 comentários:

Ivan Kuhlmann Nogueira disse...

Parabéns aos participantes. Parece algo bem interessante. Apenas acho que houve pouca ou quase nenhuma divulgação, considerando o número de participantes. Entrei no site da UBP e vi que as inscrições eram inclusive gratuitas. Talvez por isso houve pouca divulgação, hehe (brincadeira). Acredito que muito mais gente teria participado se soubesse do evento.

Anônimo disse...

muito legal, ano que vem eu quero participar !

Eric Bacconi disse...

apenas uma correcao. Eu nao represento o CXSP. Na verdade nao sou filiado a clube algum.