domingo, 5 de dezembro de 2010

Panamericano Feminino Final/Campeonato Brasileiro varias rodadas.

Olá a todos... gostaria de me desculpar com quem está acompanhando diariamente a cobertura do blog por não postar ontem, porém fui à campinas e americana e voltei muito cansado.

Como há muitas informações pendentes vou focar no termino do pan e passar rapidamente pelas informações do brasileiro.

Sabadão partimos eu e o grande musico roverso para campinas ver os ultimos momentos do Pan feminino. Chegamos lá várias partidas já tinham acabado, mas vou mandar um resumo da situação:

Lujan 1-0 Yaniet: As duas jogadoras do torneio com o maior rating do torneio se enfrentando na ultima rodada é mole? No final deu a argentina que ficou com o vice campeonato.

Yanira 1-0 Chumpitaz: A cubana que mostrou bom chess o torneio inteiro não deu chances a peruana e venceu a partida conquistando o titulo de WGM e o torneio.

Pamplona 0-1 Feliciano: Partida onde Feliciano esteve melhor durante todo o tempo, porém, em um momento, Jaqueline joga Dd4 para trocar as damas, jaque tem um cavalo em f5, Feliciano querendo manter as peças já que estava melhor tirou a dama não se dando conta que estava levando mate em 1 em g7. Massss.... agora vem o mais surpreendente, jaqueline não ve o mate em 1 e joga outro lance qualquer. Feliciano terminou o torneio em 3º mas temos mais a falar sobre isso daqui a pouco.

Florencia Fernandez 1-0 Vivian heinrichs: Não sei como foi a partida, quando cheguei ja estava quase arrematado. Flor ficou em quarto no torneio.

Terao 1-0 Janine: Quando cheguei a partida já tinha acabado, segundo palavras da própria Janine: "Fui querer jogar fechada, a hora que ela conseguiu abrir não tive nem chance".

Cintia Leão 1-0 Flavia Cancio-Bello: Resultado mais surpreendente sem duvida. No dia anterior a própria Cintia estava desanimada achando que ia perder, mas queria muito ganhar... No final a atual campeã brasileira sub 18 surpreendeu e terminou em 6º lugar.

Cintia x Flavia

Em seguida algumas fotos da premiação:

Cintia Leão 6ª Colocaca:



Juliana Terao 5ª Colocada:


Florencia Fernandez 4ª Colocada:


Vanessa Feliciano 3ª Colocada:




Carolina Lujan vice campeã:




A grande campeã Yanira Vigoa:


Foto de todas as premiadas:



Atenção... nessa ultima foto Janine aparece apenas de "robert", não foi premiada usahuashusahsauhsuahsausa....

Bom, agora alguns comentarios bem importantes:
Muitas pessoas falam do xadrez feminino no Brasil, que não está nas melhores situações e que temos que melhorar muito... Concordo com tudo isso, mas se repararmos nas jogadoras premiadas com troféu (6 primeiras colocadas) temos 3 brasileiras, 50%... essa já é uma prova da evolução do xadrez feminino atualmente.

O blog não poderia deixar de dar milhões de parabéns a Vanessa Feliciano por ter sido a melhor brasileira no torneio, jogando o tempo todo nas primeiras mesas com bom xadrez, além disso ela conseguiu sua segunda norma de WIM, a primeira ela fez durante o continental absoluto e a segunda agora no pan feminino, ambas as normas valeram como 13 partidas... dando um total de 26, sendo que o necessario para pedir o titulo são 27 partidas ... estamos quase la, só mais uma norma e alguns pontinhos de rating.

Em 2 torneios femininos realizados no brasil em um periodo de menos de 1 mes tivemos 2 normas de WIM para as brasileiras, além da norma da Feliciano tivemos a norma da Terao no Magistral feminino.

Agora vamos ao momento mais esperado por muitos leitores, o resultado final da musa do pan... Tivemos um duelo Brasil X Argentina pelo primeiro lugar, essa briga só foi decidida nas ultimas horas com uma virada da brasileira vanessa feliciano.

Resultado Final:
Vanessa Feliciano - 25%


Florencia Fernandez - 20%


Rafaela de souza - 15%
Amanda Marques 10%
Ariane Correa - 7%
Cintia Leão / Flavia Cancio-Bello - 5%
...

Quando o pan acabou partimos para campinas: eu, vanessa feliciano e roverso assistir a sétima rodada do torneio... ai vão algumas fotos das partidas dessa rodada:

Matsura 1-0 El debs


Milos 1-0 Barreto:


Diego 0-1 Fier


Jatobá 1/2-1/2 Bolivar


Krikor 1-0 Shumy


Vescovi 1-0 Leitão



O torneio já teve 8 rodadas até o momento e Giovanni é lider isolado após a derrota de hoje do Fier pro Jatobá. Diego está em terceiro e tem que ganhar do Vescovi amanhã para fazer norma em 9 ou fazer 2/3 pra fazer em 11... Outro que segue com chance de norma é o Shumy que precisa de 1.5/3 ou ganhar amanhã de pretas do Jatobá para fazer em 9.


Ocorreu nesse fim de semana também o I Magistral da RECRA em riberão preto, o campeão do torneio foi a figura Gabriel Name. Mas tivemos uma partida muito importante no torneio, Armen 0-1 Blit, o jogador argentino passou pouco mais de 1 mês no Brasil e nesse periodo os 2 jogadores se enfrentaram 4 vezes, já virou um classico... o resultado final do match foi Blit 3.5 - 0.5 Armen.

Por hoje é só
Abraços
Cirilo.

2 comentários:

AI Pablyto Robert disse...

É bom explicar um pouco o lance das normas da Feliciano, porque o pessoal pode não entender direito. Vamos lá: A norma, cumpridos todos os requisitos (Número de bandeiras, titulados(as), rodadas e performance) em um Continental Absoluto ou Feminino, assim como na Olimpíada (Abs - Fem), vale 20 partidas (daí o pessoal chamar de "dupla", que foi o que o El Debs conseguiu em 2008). Bom, poderiam então perguntar: Mas por que então as normas da Feliciano valeram "só" como 13 partidas? Respondo: ela não obteve todos os requisitos, porque em um caso faltou o número mínimo de "bandeiras" e no outro o de tituladas (Continental Feminino). Nesses torneios especificamente, tem uma regra especial, que concede à performance de norma, mesmo sem o preenchimento dos demais requisitos, uma norma especial que vale 13 partidas. Essa performance é a exigida para a norma normal (2300 - WIM, 2400 - WGM, 2450 - IM e 2600 - GM). A Feliciano, tanto no Continental Absoluto 2009, como neste Continental Feminino, obteve a performance de norma (+2300), mas faltou um ou outro requisito para a norma ser dupla, infelizmente. De qualquer forma, como dito pelo Cirilo, só falta 1!

Unknown disse...

Bem lembrado Pablyto, abraços.