terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Entrevista com Renato Quintiliano

Olá leitores do Underground, depois de aproximadamente 2 meses de férias retomamos as entrevistas quinzenais, como de costume, uma Terça-feira sim e outra não, tentaremos trazer entrevistas que agradem o publico do blog.

O entrevistado de hoje tem 18 anos, 2153 de rating FIDE na lista de janeiro, já foi campeão brasileiro e paulista de categoria e é um dos destaques brasileiros do xadrez nesse inicio de ano. Renato Rodrigues Quintiliano Pinto disputou 4 torneios em 2011 e sagrou-se campeão nos 4, sendo 3 IRTs e 1 torneio rapido de duplas.

Renato Quintiliano

Em menos de um mês, Renatinho, como é mais conhecido no xadrez, Disputou 27 partidas pensadas tendo 17 vitórias, 9 empates e apenas 1 derrota somando 84 pontos ao seu rating, indo para 2237 no live. Renatinho também ganhou o V Campeonato Inter-Bairros de São Paulo onde representou o bairro de Itaquera e fez dupla com Marcos Vinicius Pires Torsani.

Premiação do V Campeonato Inter-Bairros de São Paulo

Vamos a entrevista:

Xadrez Underground: Como você começou a jogar xadrez?

Renato Quintiliano: Ahh foi na escola, com alguns amigos, aos 10 anos, durante uma aula de educação física.

XU: Você jogou 3 IRTs este ano (2 sendo o pré 1 e outro sendo apenas o pré 8) e ganhou os 3, este ano não tem pra mais ninguem?

RQ: kkkkk foi ótimo jogar 3 torneios seguidos e ganhar os 3, mas é impossível ganhar tudo rs... espero continuar indo bem nos torneios e subindo meu rating, ta ótimo já =)

XU: Fale um pouco da preparação para cada torneio, dos momentos principais de cada 1, se teve algum momento que você pensou que o titulo podia escapar e quando você teve a certeza que o titulo era seu.

RQ: Olha, para cada um desses torneios eu estudei um pouco dos meus adversários. Antes e durante o torneio eu fazia uma preparação específica para cada um deles, mesmo que fosse uma preparação mínima de alguns lances apenas para jogar tranquilo a abertura. O momento crucial de cada torneio foi: no 1º, quando eu venci o JD de brancas, foi o momento em que eu vi o titulo ficar perto, já que ele estava disputando diretamente comigo em pontos. No 2º eu só pude saber que o título era meu ao fim do torneio, pq o Torsani estava empatado em pontos comigo, mas acabei tendo um desempate melhor.E no 3o sem dúvida foi quando eu venci o MF Luciano Maia de pretas,pois foi uma partida que me deu bastante confiança já que ele era o pré 1 do torneio. Em nenhum dos 3 torneios eu senti que não poderia ser campeão, sempre acreditei que jogando com confiança, tranquilidade e concentraçao eu ia conseguir fazer boas partidas e vencer meus adversarios.

Continental 2009 - Holden Hernandez 1-0 Renato Quintiliano.

XU: Vc esta ganhando 84 pontos, indo pra 2237 na proxima lista, teremos renatinho no live rating do Krikão esse ano?

RQ:kkkk nossa, isso seria sem duvida muito bom, mas prefiro não me apressar muito rs...se eu continuar subindo meu rating e conseguir ultrapassar os 2300 ainda em 2011 ja seria ótimo,ai depois a gente pensa no live ratings do krikao rs...

XU: Quais suas principais conquistas?

RQ: Bom, esses 3 ultimos IRT's que eu ganhei, um IRT em 2009 que eu venci em cananeia e os inesqueciveis e não menos importantes titulos de campeão paulista e brasileiro sub16 de 2008.

XU: Quais os proximos torneios e sua expectativa para eles?

RQ: Estou pretendendo jogar um aberto do brasil no cxsp em abril e espero poder ir bem nesse torneio, se conseguir ganhar mais uns pontinhos na fide ja ta bom hehe...também vou jogar um torneio magistral no fim do ano em sao bernardo do campo, esse eu espero ir bem e quem sabe, fazer uma norma, nao seria má ideia rsrs...de resto, ainda nao sei de muitos torneios mas devem aparecer alguns durante o ano, vamos ver.

XU: Como você se prepara para cada partida, algum ritual antes de jogar?

RQ: ah, costumo fazer 1 hora de cooper e 1 hora de meditaçao antes de cada partida,rsrsr zuera, apenas tento ver o que meu adversário joga e fazer alguma preparação.

XU: Você trabalha ou estuda? Se sim, onde e faz o que? como concilia com o xadrez?

RQ: Estudo, estou no segundo ano da faculdade de Tecnologia em Mecânica de Precisão. Eu tento tirar um tempo todo dia de pelo menos uma ou duas horas pra tentar estudar xadrez.

XU: Qual conselho você daria pra quem quer melhorar no xadrez?

RQ: nao tem outro jeito de melhorar a nao ser estudando, vendo partidas, aberturas, posições de meio-jogo, finais e claro, perdendo, pra corrigir os erros.

XU: Qual seu tipo de posicao preferida?

RQ: ahh nao tenho muita preferencia, mas gosto de posiçoes onde é mais preciso encontrar planos do que calcular muitos lances na frente.


XU: Se você tivesse que escolher entre uma das 3 opções a seguir qual seria sua escolha?: Casar com a susan boyle e ter 2700+, Casar com a Megan Fox e seu rating baixar até 1200 ou Ficar sozinho e variar entre 2100 e 2300 de rating.

RQ: huauhahuauhauha perguntinha sacana xD preferia casar com a megan fox auhauhahuauhauh

Bate Bola Jogo Rapido:

Um jogador favorito? "O lenhador" Mamedyarov
Uma bebida? tequila o/
Uma mulher? Carolina
Uma musica? E que se dane o Mundo-Addair Cardoso
Um hobby? Futebol :D
Chess ou amigos? amigos :D
Abertura fechada ou aberta? tanto faz rs

XU: Agradecimentos, considerações, beijos, abraços? Esse espaço é seu use como quiser.

RQ: Bom, gostaria de agradecer os autores do blog pela entrevista. Se eu for agradecer a todos que me ajudam, eu provavelmente vou esquecer de alguém, então queria dar um obrigado geral a todos que me ajudam durante e fora dos torneios e aos amigos que me motivam e me dão força na boa e na má fase, porque sem eles eu nao seria nada =)

Muito obrigado Renatinho por nos conceder essa entrevista.

Por hoje é só
Beijos e abraços
Cirilo.

6 comentários:

jorge silva disse...

Excelente entrevista.
Parabens Renato, se Deus quiser você logo será um MF.
Boa Sorte!

Jorge Silva

pedro disse...

boa entrevista.

gostaria de saber de seus entrevistados se eles tem professores de xadrez que os auxiliam.

abs

MI Resende disse...

Olá amigos!
Sempre dou uma passada por este blog e agora gostaria de fazer um comentário . Em 2003 e 2004 quando fizemos algumas aulas e Lance do Mestre na Escola de Xadrez de Osasco,Bruno Morado e Renato Quintiliano sempre chamaram atenção pela vontade de progredir no xadrez. O talento e esforço pessoal é marcante. Infelizmente o apoio a estes talentos é muito pequeno. Assim como o Bruno, Renato tem potencial para chegar longe no xadrez.
Parabéns e boa sorte!
MI Resende

Marcos disse...

Parabéns ao Renato por sua perfomance! Fico muito feliz em ver os jogadores jovens melhorando a cada dia:Jorge Fakhouri,Quintiliano,Torsani,Bruno Morado,entre outros! Vocês representam muito bem o xadrez paulistano! Continuem assim!

Abraços!

Flor disse...

genio! :D

Anônimo disse...

Você que é rico e gosta de xadrez, pense em apoiar o Renatinho, que tem talento e força de vontade de sobra !!!