quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais um MF na pista

Olá pessoal... como prometido estamos de volta com mais uma entrevista... Antes de apresentar nosso MF de hoje, uma explicaçãoas sobre porque não postamos ontem. Houve um pequeno engano no envio das perguntas ao mestre. Houve confusão entre MFs e foram enviadas as mesmas perguntas que foram feitas ao Luiz. Problema resolvido vamos à entrevista.



O MF de hoje trata-se de ninguém mais ninguém menos que um rapaz do Rio Grande do Norte Carlos Alberto Barreto Filho, que hoje está com 2346 na FIDE e 2375 no LiveRating do Krikor, ocupando a 21a posição no Brasil.









Vamos às perguntas:


XadrezUnderground: Ja faz algum tempo que você frequenta o LiveRating do Krikor. Quais os próximos objetivos?

Barreto: Fico feliz de fazer parte do grupo de jogadores que figuram no Live Rating do Krikão. O obejtivo que venho buscando a quase um ano é o título de MI, que para isso preciso ultrapassar os 2400 e mais duas normas de MI.


XU: Recentemente você jogou os Jogos Regionais de São Paulo por Sorocaba e depois rumou para a Argentina. Quais as principais diferemças na organização de torneios no aqui e lá?

B: Olha, eu não creio que mude muito o aspecto da organização lá e aqui não. O que existe são bons e ruins organizadores tanto no Brasil quanto na Argentina.


XU: Os jogadores argentinos são histórcamente fortes, hoje em dia eles estão tão fortes ou os brasileiros estão atualmente melhores?

B: O que penso é que o time olímpico brasileiro é mais forte que o time olímpico argentino, porém no geral a Argentina tem mais jogadores fortes, até pela quantidade de MI´s e GM´s que tem, são muito mais jogadores titulados lá do que no Brasil.

XU: Quantos torneios você jogou por lá? Como foram os resultados? Atingiu os objetivos?

B: Agora na Argentina eu joguei dois torneios. O primeiro foi no Festival de Villa Martelli, tive a oportunidade de jogar o fechado de GM B. Onde tive boas chances de fazer um bom torneio mas me faltou uma pegada maior ali no meio do torneio.Acabou que nesse só fiz manter o ELO, não perdi nem ganhei nada. E o segundo torneio foi o Magistral de Banfield, um torneio de norma de MI organizado pelo AI Marcelo Hermida. Acho que foi o torneio mais frustrante para mim no último ano, pois eu estava muito confiante que faria a segunda norma de MI e na penultima rodada, jogando com um jogador de 2300 tendo que ganhar de pretas acabei empatando um final melhor que tinha boas chances de vitória. Não consegui a norma mas voltei com 12 pontinhos pra casa.

XU: Pretende retornar para a Argentina para jogar mais algum torneio este ano?

B: Esse ano acho bem complicado voltar, mas próximo ano com certeza pretendo voltar tanto pelo xadrez mas também pelos amigos que fiz por lá

XU: Teve coragem de visitar algum ponto turístico argentino?

B: Olha eu não sou muito de visitar os pontos turísticos das cidades não, eu gosto de conhecer os bares, a noitada pra mim ta bacana (quem falo que não foi disso q perguntamos???? ahuahuahhauahuha)

XU: Reza a lenda que você fez um bando de argentinos gritarem "Brasil, Brasil..." Isto é verdade? Nos conte um pouco sobre essa experiência.

B: Pois é cara... essa história é curiosa... Uma certa noite uns amigos me convidaram para ir em um clube de poker jogar um torneio. Chegando lá vi que eram cerca de 110 jogadores. Mais ou menos inscrição de 30 pesos = 15 reais. Começa o torneio e eu to ali tomando uma cervejinha, conversando com os jogadores e criando aquele clima descontraído. A questão que o torneio começava umas 23h e até a mesa final chegar seria cerca de 5h. Por aí você muda varias vezes de mesa e vai conhecendo muita gente e fazendo amizade com um e com outro. Até que cheguei na mesa final do torneio e cara foi incrível, tinha cerca de 15 argentinos de fora do torneio mas acompanhando ainda e gritando "Brasil, Brasil, Brasil" hehehhee, não deu outra... puxamos o torneio e deixamos 109 argentinos pra trás!

XU: Você mora no nordeste brasileiro. O que você tem a dizer sobre os jogadores dessa região comparados com o resto do Brasil?

B: Acho que a diferença entre o nordeste e o sudeste, por exemplo, é o número de torneios... No nordeste temos fortes jogadores que se tivessem mais oportunidade chegariam tão longe quanto os jogadores do tradicional eixo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul. Uma prova disso é que desde 2005 sempre na final do Brasileiro tem um ou mais nordestinos jogando, com exceção a 2006.

XU: Se um dia alguém chegasse em você e falasse: "Você tem direito a uma escolha e ela será realizada. Você pode escolher entre casar com a mulher mias linda do mundo e ser um capivara de 1700 ouuuu virar GM e casar com a Susan Boyle. Qual seria sua escolha? Porque?

B: Com certeza eu seria o homem mais feliz do mundo tendo meus 1700 de rating!!! hehehehhe. Virar GM seria ótimo mas ter que viver ao lado da Susan Boyle acho que não seria a coisa mais agradável e ter a mulher mais linda do mundo, isso sim seria algo que ultrapassa qualquer ELO FIDE.

XU: Deixando um pouco de lado o xadrez, comente um pouco sobre o nordeste (praias, mulheres, festas, etc.) e dê algumas dicas para os nossos leitores.

B: Quem nunca viajou para o nordeste não sabe o que está perdendo. Mulheres lindas e com pouca roupa devido ao clima... hehehhee, as praias mais lindas do Brasil com certeza! Eu sempre quando viajo e já estou saturado eu penso "poxa vida, estou reclamando do que? vou voltar pra Natal!!!" Isso me dá um alivio grande hehehe. A sugestão que eu dou é que venham conhecer Natal e façam o passeio pelas dunas e pelas praias do litoral norte. Nosso amigo Krikor creio que fez... vale a pena!

XU: Você acompanha o XadrezUnderground com frequência? Alguma crítica ou sugestão?

B: Sim, sempre acompanho o XadrezUnderground, um blog que passa informação muitas vezes de forma bem divertida e inteligente. A dica que dou é que tentam variar a região dos entrevistados. Assim vamos conhecendo um pouquinho de cada lugar desse brasilzão!

XU: Uma mensagem final para os nossos leitores e para aqueles que te acompanham no xadrez.

B: Primeiro gostaria de agradecer a vocês do XadrezUnderground pelo convite da entrevista, achei super legal, até porque os sites especializdos em xadrez sempre focam no xadrez Paulista, Xadrez do Sul e Sudeste em geral. Agradecer aos amigos que torcem e me acompanham nos torneios e dizer a esses amigos que fiquem tranquilos que essas duas normas daqui para o próximo ano elas virão com certeza! Abraços a todos.

Obrigado ao Barreto, que deu uma bela entrevista, realmente nos proporciando um pouco de como vivem os jogadores do nordeste brasileiro.

Aproveito essa oportunidade para agradecer. Nesta terça feira chegamos aos 40.000 acessos em pouco mais de um ano e como não podia deixar de ser, o acesso de número 40.000 foi de um grande amigo, o Cavu, que pediu um presente... deixem aqui sugestões de presentes pra ele...hehe

Até a próxima

Abraços

Andre Salama

Um comentário:

Anônimo disse...

Barretão,

Uma pessoa de ótimo coração! Um pouco puteiro é verdade!

kkk