quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Entrevista com MI Cubas

Ola... estamos aqui com mais uma entrevista, esta internacional, com o MI Paraguaio José Cubas. Queria agradecer tambem por esta entrevista o amigo Mauro Amaral, que nos ajudou a fazer contato com o Mestre.

Ele que convive muito com os brasileiros e que passou muito tempo aqui no Brasil jogando, esteve presente recentemente em Khanty-Mansiysk jogando no primeiro tabuleiro paraguaio.

Cubas tem 29 anos, paraguaio, namorando, Rating FIDE atual de 2463, com varias normas de GM. Atualment está morando em Portugal.





A maioria dos brasileiros o conhecem e sabem sua força de jogo, mas apesar disso nunca se tornou GM. Ele irá explicar isso e muito mais nessa entrevista. As perguntas e respostas foram feitas em espanhol, portanto é uma livre tradução minha. Vamos à ela:

XadrezUnderground: Quando e como você começou a jogar xadrez? Quem te ensinou? Desde quando você é MI?

Fernando Cubas: Começei a jogar aos 7 anos de idade, graças ao meu pai que me mostrou o movimento das peças. Porém, foi aos 10 anos que tive um maior contato com o xadrez, ao ponto de olhar o livro de Koblenz (meu primeiro livro), O Mundo mágico das combinações. Sou MI aproximadamente desde 2002, ou seja, há vários anos.

XU: Qual o rating mais alto que você já atingiu?

Cubas: Provavelmente a maior pontuação que já atingi foi chegar em um momento a 2481 (janeiro de 2010), depois caí um pouco , mas agora estou me reaproximando . Espero passar logo dos 2500.

XU: Sabemos que você é um MI muito forte e que já tem várias normas de GM, faltando apenas o rating para obter o título. Quantas normas você já tem?

Cubas: Obrigado. Bom, antes de mais nada, eu consegui alguns bons resultados contra GM´s, pode ser que isso facilite a idéia de que sou um MI forte, mas lamentavelmente ainda não consegui estabilizar meu jogo, digamos, jogar bem regularmente, tenho muitos altos e baixos. Já tenho 4 normas e talvez isso explique como algumas vezes eu faço a coisa direito e em um certo momento nada vai bem. É por isso que ainda tenho as letras MI na frente do meu nome.

XU: Porque acha que, apesar de tudo o que foi falado antes, você nunca chegou aos 2500? O que falta?

Cubas: Não posso falar que faltaram oportunidades, mas talvez possa dizer que não tem muitos torneios, ou seja, em geral creio que a América do Sul não é uma fábrica de Grandes Mestres, e este importante detalhe somado a minha irregularidade, fizeram este trabalho comigo.

XU: Depois de se tornar GM, qual o próximo objetivo?

Cubas: Sempre tive pretensões com o xadrez, mas está claro que assim que o fizer, e espero que não demore muito tempo, me programarei para tentar chegar aos 2600... Claro que dito isso, parece que só falamos em números, mas se pode entender que a minha idéia é seguir melhorando meu xadrez. Creio que não sou tão velho e o xadrez pode me esperar um pouco mais.

XU: Além de ser jogador você também é treinador? Algum aluno conhecido?

Cubas: Bom, costumo dizer que eu sou um cavalo de corrida, e portanto, a parte de treinador é a que ainda não está madura, e creio que posso aprender muito mais sobre esta nova faceta. O que está claro é que eu gosto muito, e por isso, dou tudo o que posso para deixar o aluno satisfeito. Falar de algum específico seria um pecado, creio que todos estão aprendendo e é isso que importa por agora.

XU: Você acabou de voltar da Olimpíada, como foi sua participação por lá? E da sua equipe?

Cubas: Bom, meu país neste torneio foi sem 2 de suas estrelas (o veterano Franco e o jovem Bachmann) e ainda assim nos saímos bem colocados. Talvez não tenha sido a melhor Olimpíada do Paraguai, mas foi razoável, já que tínhamos um jogador novo e jovem de 13 anos, e os outros MF's. De minha parte fiz um torneio bom. Acho que de brancas fui mais perigoso, já que praticamente consegui boas posições e as aproveitem bem, já de pretas sofri bastante, isto explica porque não foi um grande torneio de minha parte e sim um razoável.

XU: Como você avalia o xadrez paraguaio atualmente?

Cubas: Está fazendo progressos. Se nota que os jovens em meu país decidiram tentar jogar melhor so que se fazia antes, e estão conseguindo. É uma nova geração e isto praticamente garante que o Paraguai encontrará neles seus futuros mestres.

XU: Ficamos sabendo que você namora uma brasileira, o que mais te atrai neste país?

Cubas: Hehe, sim, perdi uma partida por ausência o dia que a conheci, e pensando bem, perderia outras sem problemas! Tudo, eu gosto de tudo que existe no Brasil, as pessoas, o futebol, praia, alegria, cerveja e o calor humano que caracteriza o povo brasileiro. Vocês são afortunados com certeza por viver aí.

XU: Na copa do mundo de 2010 o Paraguai ficou muito conhecido. Você torceu muito pela Larissa Riquelme, ops... digo, Paraguai?

Cubas: Hahaha, sim, bom, eu penso que é uma mulher que tem seus atrativos, mas está longe de representar a mulher paraguaia, acredito que tenham mais bonitas e mais inteligentes! Haha.
Foi uma pena que anularam o gol de Haedo contra a Espanha e muito triste que o Cardozo tenha desperdiçado o penalti depois de ter a disposição 7,32 X 2,44 de gol. Foi triste, mas o paraguaio é conformista por natureza. (Nota do XU: muito diferente dos brasileiros... ahuahuaahuahaua)

XU: Você já viu alguma revista 3D?

Cubas: Não, nunca.

XU: Xadrez pode ser considerado como arte, ciência ou jogo. Você acha que a Larissa Riquelme e arte, ciência ou apenas um jogo da mídia?

Cubas: É uma mulher que colocou o celular no meio dos seios durante um jogo de futebol! O resto foi tarefa da mídia.

XU: Uma mensagem final e se quiser deixar seu contato.

Cubas: Muito obrigado André pela entrevista, espero que seu blog siga difundindo nosso amado esporte. Um abraço direto de portugal. Meu email é cubitas007@hotmail.com

Obrigado ao Cubas, que além de grande jogador é também uma ótima pessoa e tenho certeza que chegará logo aos seus objetivos. Quem quiser conversar pessoalmente com ele, possívelmente estará nos Jogos Abertos 2010 jogando pela cidade de Santos.

Espero que tenham gostado da entrevista. Se alguém tiver alguma sugestão de entrevistado ou de perguntas (sérias como este blog, por favor!), podem enviar ára xadrezunderground@hotmail.com ou comentar por aqui mesmo.

Um abraço a todos e até a próxima

André Salama

Um comentário:

Anônimo disse...

Pena estar namorando