quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resposta do presidente da CBX à carta aberta.

Olá a todos, antes de publicar a resposta do Pablyto à carta aberta na integra, que por sinal foi muito boa e esclarecedora, gostaria de fazer algumas observações sobre os comentários feitos no post anterior.

Vamos por partes:
"Minha Vez" - A carta coloca a opinião dos enxadristas sub20 e demonstra a insatisfação deles com a situação, nessa parte entra a assinatura do Evandro. Apesar de o jogador estar na Grécia representando o Brasil no Mundial da Juventude ele ainda tem mais dois anos de categoria sub20 e tem interesse que haja melhoras.

Pablyto - Após receber sua resposta encaminhei imediatamente a todos que assinaram a carta, porém, não tive tempo de publica-la pois estava me arrumando para ir a faculdade. Irei publica-la nesse post.

"Anonimo que me chamou de barraqueiro" - O que o Evandro e o Yago fizeram no Pan é de responsabilidade deles e não vem ao caso. A questão discutida aqui é outra e não vamos desvirtuar os fatos. Quanto a sua opinião de me achar barraqueiro e sem talento o que tenho a dizer é que nunca disse que eu queria me tornar alguém de fato no xadrez, levo o esporte mais como um hobby, porém, gosto muito do jogo e busco lutar por melhorias para os demais, isso não é barraco. Fique tranquilo, não costumo deletar comentários a não ser que eles sejam ofensivos e contenham termos inapropriados.

"Fernando, outro anonimo e Torsani" - Concordo plenamente com tudo.

Espero ter deixado tudo bem claro, segue a resposta do Pablyto enviada por email:

Cirilo,
Respeito a posição de vocês, mas gostaria de algumas ponderações, se me permitirem:
1) O Brasileiro Juvenil nunca teve premiação em dinheiro, com exceção dos anos de 2008 e 2009, onde eu pessoalmente estive por trás da organização do evento, seja como Presidente da Fed. do ES (2008), seja como consultor (2009).
2) O torneio nem sempre foi valendo rating FIDE. Tenho claro em minha mente o brasileiro de 2000, onde o Bittencourt foi 3°, empatado com o 1°, e não ganhou um pontinho, porque não valia FIDE, e o torneio teve mais de 70 participantes (contra os 35 nos anos de 2008 e 2009, valendo FIDE e com premiação gorda e a mesma taxa de inscrição cobrada em 2000 - ou seja, 8 e 9 anos antes).
3) Não estou usando o passado para justificar uma retração no presente, pois a nossa política é sempre fazer melhor, é andar para frente e valorizar ainda mais os torneios de categoria. Só estou mostrando que os argumentos usados na carta aberta não condizem com a realidade histórica do torneio em questão.
4) Por fim, e este é o ponto determinante, o Brasileiro Juvenil teria outro organizador que, de última hora, deu para trás e disse que não poderia mais organizar o evento. Poderia até te dizer quem é, mas não o farei porque não quero expor ninguém, a menos que este próprio tente criticar a CBX por causa do evento que ele furou. Com isto, o torneio nem sequer ia ser realizado, justamente por conta das outras questões colocadas na carta: já se passaram os eventos internacionais que dão o benefício. Mas aí surgiu a possibilidade de se fazer, com a parceria da Casa do Xadrez e achamos muito melhor fazer o torneio do que deixar sem fazer, porque alguém deu para trás.
Estas são as explicações para o ocorrido. Agora, tem jogador que assina a carta aberta que não iria participar do torneio nem que tivesse prêmio e todos os outros benefícios, pois na mesma data estará disputando o Mundial Sub-18. Acho muito inapropriado alguém que não estará no Brasil, na época do torneio, dizer que não vai jogar por este ou aquele motivo, já que não jogaria de qualquer forma. Alguns dos demais jogadores nem sequer disputaram as duas últimas edições, que tinham todos os atrativos descritos na carta. Para ser bem sincero, dos signatários da carta, apenas o Allan Hurba e o Abdalla jogaram.
Se a questão for só os benefícios da indicação a alguns torneios, ainda tenho mais um fato:
- nem sempre o Bras. Juvenil do ano foi realizado antes do sulamericano, pan e mundial. Geralmente conseguia ser antes de um ou outro, mas não de todos. E aí a indicação sempre foi com base no último realizado. Neste caso, ano que vem, se o BRA-JUV não ocorrer antes de algum desses torneios, o indicado será o campeão do torneio deste ano.
Agora, eu assumo um compromisso: se o Bra Juvenil 2011 for realizado antes, a CBX dará o mesmo benefício a campeão e campeã do juvenil deste ano, se tiverem idade para jogar ano que vem os internacionais da categoria. Se não tiver, estudarei um outro prêmio, que pode ser um outro torneio internacional. Se o problema é falta de incentivo, está aí um ótimo. E o torneio este ano é bem mais perto para a maioria dos reclamantes da carta, além do pacote de inscrição, hospedagem e alimentação ser muito em conta, o que retira muito o tal "custo de participação" (que reconheço que eram mais altos nos anos anteriores, mas não tinha como ser diferente, não havia outras propostas melhores para o torneio - não a inscrição, que sempre teve preço justo e ainda o é neste ano, considerando a importância do evento).
O que chateia, Cirilo, é que os jogadores nunca reconhecem o esforço dos organizadores. Quando está bom, não elogiam, não dão o menor sinal de satisfação. Mas quando algo não lhes agrada, ao invés de buscar o diálogo, usam desse expediente horroroso que é meter o pau publicamente, o que desgasta o torneio, desgasta o organizador, etc. O resultado é que cada vez mais, menos pessoas se disponibilizam a realizar eventos e os maiores prejudicados são vocês.
Att,
Pablyto Robert
Presidente da CBX
Árbitro Internacional de Xadrez

Lembrando que as opiniões expressas nesse post são apenas minhas e não do grupo inteiro, provavelmente muitos concordem, porém não há a participação de mais ninguem na construção deste post.

Abraço a todos
Guilherme Cirilo.

Nenhum comentário: