domingo, 3 de outubro de 2010

Nunca antes na história desse país

Como diria nosso atual presidente Lula, que deixa o cargo no fim do ano, Nunca antes na história desse país fomos tão bem em uma olimpíada.

Neste domingo tivemos a ultima rodada da Olimpiada de Xadrez. O masculino obteve mais uma vitória por 2,5 a 1,5, desta vez frente a equipe da Eslovênia, com empate de Leitão, derrota de Milos e vitórias de Fier e Diamant.

Com esse resultado a Equipe Brasileira terminou na 17a posição, terminando atrás apenas da equipe dos EUA (9o). Cuba (23a), Argentina (25a), Canada (37a) e Peru (44a) terminaram atrás do Brasil.

A Ucrania acabou como a grande campeã, depois de empatar a ultima rodada com Israel, que terminou em terceiro, com a Russia 1 terminando na segunda colocação. Pra provar que os russos vieram forte, a Russia 2 terminou em sexto.

No Trofeu Greenfeld, Russia 3, Letônia e Mongolia obtiveram 3 empates e levaram o caneco.

Participaram da Olimpíada 34 jogadores com 2700+, ficando de fora apenas 4 (Anand, Gashimov, Bacrot e Morozevich). Destaque para Ivanchuk, que ganhou 17,9 pontos com um rating de 2754 e K10... Impressioinante.

Ganharam premios de melhor tabuleiro Ivanchuk(Ucrania), Sutovsky(Israel), Teterev(Berlaus), Karjakin(Russia) e Feller(França). Diamant acabou como o 6o melhor 5o tabuleiro, mas isso apenas pelo critério adotado nos Olimpiadas, que calcula pelo Rating Performance. Diamant teve RPM de 2644, conseguindo 6,5pts em 8, com 81,3% de aproveitamento. É o segundo melhor aproveitamento entre os 5os tabuleiros. Ele também teve o 6o melhor aproveitamento entre todos os jogadores das Olimpiadas.

Os jogadores do Brasil terminaram com a segunte variação de rating: Leitao (5,4), Milos (3,4), Fier (-6,7), Krikor (-11,6) e Diamant (14,7).

No feminino o Brasil acabou derrotado pelas Filipinas, com derrota de Amandinha e empates de Terao, Gazola e Ana Paula.

O Brasil terminou na 70a colocação, um pouco abaixo do esperado, mas mesmo assim o único resultado que o Brasil teria que lamentar seria o empate contra o Paraguai. De resto, foram ou resultados normais ou bons resultados. As meninas lutaram muito e tiveram um bom desempenho apesar da classificação.

Gazola esteve sempre bem, conquistando 5,5pts em 8, perdendo apenas da chinesa na primeira rodada, ganhando 10,8pts de ELO, assim como Ana Paula, que conseguiu 4,5pts em 8, e subiu 14,4pts de ELO.
Jacque e Amanda estiveram um pouco abaixo do esperado, mas mesmo assim estamos muito orgulhosos delas, que participaram pela primeira vez de uma Olimpiada e tenho certeza que participarão de outras com performances superiores e nos trarão grandes alegrias. Amanda acabou com -14,3 de Elo e Jacque com -20,8. Terao se manteve firme a Olimpiada toda e fez sua expectativa, ganhando 0,2pts de ELO.

A Russia foi a grande Campeã, terminando invicta com 11 vitorias, seguida de China e da Georgia. No Greenfeld Alemanha, Montenegro e Cingapura acabaram com 5 empates cada e ganharam.

Queria agradecer todos que acompanharam essa cobertura e esperamos ter atingido vocês com as informações necessárias.

Parabéns mais uma vez ao Brasil.

Não deixem de ler a boa entrevista concedida por Liria garcia. Daqui aproximadamente 10 dias teremos uma nova entrevista, com um forte jogador estrangeiro. Aguardem!!!

Beijos e Abraços

Andre Salama

2 comentários:

AI Pablyto Robert disse...

Salama e Cirilo, recebemos um protesto formal da Rússia 3. Eles reclamaram que fizeram 5 empates e não 3 e exigem o troféu Greenfeld sem compartilhar com mais ninguém.

Abraço!

AI Pablyto Robert

Líria Garcia disse...

Parabéns pelas meninas! Muito bom ver a equipe jovem e renovada!