quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Carta Aberta - Brasileiro sub20

Colocamos abaixo a carta aberta escrita por um grupo de jogadores sub20 à comunidade enxadristica.

São Paulo, 19 de Outubro de 2010.


Prezados dirigentes e enxadristas,


Como já é de conhecimento geral dos enxadristas da categoria sub20, o Campeonato Brasileiro Juvenil de 2010 será realizado nos dias 22,23 e 24 do mês de outubro em Poços de Caldas/MG. Este evento sempre gozou de uma popularidade considerável entre nós jovens devido ao prestígio do título, à premiação em dinheiro em uma categoria de base, à possibilidade de obtenção e manutenção de rating FIDE e, por último e mais importante, à oportunidade oferecida ao campeão de ter contato com jogadores do mundo inteiro disputando os Campeonatos Pan-Americano, Sul Americano e Mundial Juvenil como Representante Oficial do Brasil. Os poucos de nós que já obtiveram essa conquista sabem como o esforço realizado para consegui-la vale a pena, e isso motiva muitos a continuarem estudando para conseguir aproveitar tal oportunidade.


No entanto, alguns dos principais chamativos do evento foram excluídos em 2010. Todos os torneios para os quais os campeões recebiam vaga já foram realizados (Campeonato Mundial de 3 à 16 de agosto, Pan-americano de 20 à 26 de maio e Sul Americano de 11 à 17 de maio), enquanto o Brasileiro Juvenil será realizado na data supra citada, retirando dos enxadristas dessa categoria a oportunidade de disputarem a vaga para o mundial de igual pra igual com seus concorrentes em um torneio aberto.


Sem o direito ao posto de Representante Oficial nos principais torneios internacionais, o torneio perde um de seus principais objetivos, diminuindo o estímulo antes presente em muitos de participar de um evento como o Campeonato Brasileiro Sub20. Vale lembrar que a possibilidade de obtenção e manutenção de rating FIDE não é mais um diferencial entre os torneios de categoria, visto que ela esteve presente nas quatro categorias do FENAJ 2010.


Falando um pouco sobre os aspectos financeiros (fator limitante para alguns jogadores), em relação aos últimos dois anos observou-se um aumento da taxa de inscrição que não foi acompanhado pelo aumento do valor da premiação, e sim pelo seu corte. Este não foi colocado como o ponto principal da falta de estímulo, mas certamente é algo que não pode ser deixado de lado.


São pelos motivos citados acima que essa carta foi escrita com o apoio de diversos enxadristas brasileiros, com o objetivo de expor nossa insatisfação com a situação, nossa decisão (aqui proposta a todos os enxadristas juvenis) de não participar do evento e nosso desejo de que, nos próximos anos, as categorias de base não recebam semelhante descaso.


Enxadristas sub20.

Evandro Amorim Barbosa(2393), Luiz Guilherme Aurelli Abdalla (2294), Yago de Moura Santiago (2252), Renato R. Quintiliano Pinto (2170), Marcos Vinicius Torsani Pires (2119), Bruno Morado Rodrigues (2080), João Danilo Mandetta (2051), Allan Hurba Nunes (2048), Laurie Cristiane Tournier (2045), Heitor de Almeida (2033), Guilherme de Araujo Cirilo (1885), Fernando Luis Sakamoto Branchini (1866), Mônica Nogueira Rodrigues (1792), Cintia Rocha Leão.


Abraço a todos,

Cirilo.

14 comentários:

Minha vez! disse...

Estranho o Evandro Barbosa boicotar um torneio que não ia jogar, já que está na Grécia. Muitos jogadores da lista são fortes e com grana. O boicote é um ótima oportunidade para quem quer escrever o nome na história como Campeão Brasileiro sub-20 de 2010!

Anônimo disse...

Bom, eu recebí a carta por e-mail, enviado pelo Cirilo e respondi prontamente, mas a resposta não foi publicada. Então, de forma resumida, alguns pontos que disse a ele:

1) Apenas dois brasileiros juvenis tiveram premiação em dinheiro (2008 e 2009 - ambos em Guarapari);

2) Nem todos valeram FIDE;

A experiência desses dois torneios valendo FIDE e com prêmios em dinheiro foi traumática para o organizador (Fed. do ES), pois juntando Feminino e Absoluto, não se chegou a 55 inscritos em cada edição. Isto sem contar que mais de 60% dos participantes foram do próprio Estado, a grande maioria do próprio Município de Guarapari.

Isto demonstra que não há, pelo menos nos últimos 2 anos (tendo o torneio todos os atrativos: vaga como oficial para Mundial, excelente premiação e valendo FIDE), o mencionado prestígio por parte dos jogadores do Sub-20.

Inclusive, olhando a relação dos participantes dessas duas últimas edições, constata-se que apenas Luiz Guilherme Abdalla e Allan Hurba Nunes participaram (somente em 2009) do torneio. Ou seja, 12 jogadores assinam uma carta, dizendo que vão boicotar o torneio, porque não tem as condições que os últimos tiveram e dos quais eles também não participaram. Um deles, inclusive, não poderia jogar, por estar no Mundial sub-18 na Grécia, como adiantou o "Minha vez".

É muito chato quando detonam um organizador que assumiu um evento de última hora, já que houve desistência muito tardia de quem previamente estava apalavrado para organizar o certame. Não se discute que caiu as condições, no aspecto premiação, etc, mas em contra partida, os custos para este torneio estão mais acessíveis. Com esse tipo de iniciativa dos jogadores, o efeito é exatamente o de afastar organizadores. 14 boicotes nos 2 últimos juvenis, por exemplo, representaria mais de 25% dos participantes do torneio, é um impacto significativo para qualquer organizador, sem contar os que podem vir a aderir a isto, sem antes saber os fatos em sua totalidade.

É uma pena, pois considero a iniciativa um verdadeiro gol contra a própria categoria. Quem vai querer organizar um torneio em que, dando prêmios altos, não tem quantidade significativa de jogadores e, não dando prêmios, tem boicote e carta aberta?

Pensem nisto...

Att,

AI Pablyto Robert

Anônimo disse...

Não acho nada estranho o Evandro Barbosa assinar a carta,ele não poderia jogar o torneio justamente porque o torneio está sendo realizado agora,e não antes,quando deveria ter sido feito para que os jogadores pudessem disputar a vaga dos torneios internacionais como representantes oficiais do brasil,tenho certeza que ele assinar não tem nada a ver com poder ou não jogar o torneio,mas sim porque ele também não concorda com a situação.

PS disse...

PS:é ridiculo dizer que alguns jogadores da lista deveriam jogar o torneio porque têm grana E são fortes,porque uma pessoa tem dinheiro então ela tem que ir jogar um torneio que não dá prêmios e que não dá vaga para nenhum torneio especial,onde só haverão gastos??uma coisa é ter dinheiro e outra é gastar 400,500 reais pra disputar um torneio que não premia com nada o esforço do seu campeão.

Anônimo disse...

evandro e yago não falam que eles tomaram WO na ultima rodada do pan no rio grande do sul, por passarem a noite toda ENCHENDO A CARA

cirilo é apenas um garoto sem talento e barraqueiro, não tem nada a perder divulgando cartas

espero que meu comentario não seja deletado já que não usei de palavrões nem ofendi ninguem

Anônimo disse...

não entendi uma coisa...o que tem a ver o panamericano no rio grande do sul ou fulano não ter talento,com o brasileiro sub20???com a típica seriedade e objetividade brasileira,já começaram a desvirtuar o assunto...vejamos até onde vai.

Fernando disse...

Eu tambem nao entendi o que tem a ver o que o tal Anonimo falou,pois nao ha nenhum sentido de fulano ter talento ou algum ocorrido em torneios paralelos que estao fora de questao. Pensem no que escrever antes de fazer o mesmo.

Anônimo disse...

talvez o que o anonimo em questão queira dizer é que por eles terem feito isto não devem ter moral para criticar ninguem

Fernando disse...

Pelo o que eu sei, isto aqui nao e nenhuma critica a ninguem,isto e apenas o que alguns jogadores pensam sobre o que poderia mudar pra a proxima ocasiao de um brasileiro sub20.Alias, um deslize nao pode ser submetido a uma punicao de nao se poder opinar sobre um assunto.

Marcos Vinicius Torsani disse...

Concordo plenamente que nenhum post seja deletado, afinal já que apresentamos nosso pensamento todos têm direito de apresentar os seus.
Respeito também os posts anônimos, ninguém é obrigado a mostrar a cara. Nesse caso é claro que devo mostrar a minha, porque se concordei, ajudei a redigir e assinei a carta tenho que saber aguentar as críticas e me defender, assim como fez Pablyto.

Minha Vez!,concordo com sua segunda afirmação, de fato é uma oportunidade para quem quer escrever o nome na história, afinal não é a falta dos "jogadores fortes e com grana" que vai tirar parte do mérito do Campeão Brasileiro Sub 20 de 2010.Mas como o último parágrafo da carta diz, um dos motivos da mesma é a insatisfação com a situação, e é nesse que Evandro Barbosa se encaixa,como disse o anônimo 1.

PS, discordo em um ponto de vc, como eu disse acima o mérito de carregar o título de Campeão Brasileiro Sub 20 não foi retirado,logo "não premia com nada" é uma expressão muito forte.

Anônimo 2, de fato a atitude de Evandro e Yago não foi das melhores, mas acredito que não faz sentido ela ser levantada nessa discussão.Quanto aos ataques pessoais, nós os suportamos, embora eu os ache desnecessários, pois consegui ver qual lado vc apóia mas acabei não vendo seus argumentos racionais.

Anônimo 3, a minha opinião é que se moral se define por coisas pontuais nenhuma pessoa no mundo poderia dirigir uma crítica a alguem, o que é um tanto exagerado já que críticas muitas vezes ajudam a construir algo melhor.

E finalmente Pablyto
Li sua resposta na íntegra, e de fato talvez a reclamação sobre a premiação em dinheiro por si só não faça tanto sentido, mas o choque foi mais voltado para a retirada de mais de um benefício de uma vez.
Falando sobre o ponto determinante, é claro que vc(em nossas últimas conversas tratei-o como "vc",como me foi pedido) está em sua função de defender o órgão máximo do xadrez brasileiro, mas por mais que a crítica acabe caindo bem mais em suas costas( Árbitro do evento e Presidente da CBX), ela é para a situação como um todo, inclusive a furada do organizador original.
Eu, de fato, sou um dos jogadores que não disputaram em 2008 e 2009.O motivo principal de minha insatisfação é que este ano a Sub 20 é minha única e efetiva categoria, e eu tinha uma pequena esperança de conseguir aproveitar mais uma chance de representar o Brasil, como o fiz em 2009 como Campeão Brasileiro Sub 18.Acho que compartilhavam um pouco esse sentimento os jogadores nascidos em 1991 que assinaram, como Luiz Guilherme Abdalla.
Quanto aso compromisso assumido em sua resposta, eu realmente acredito que será cumprido,pois já em nosso primeiro contato em 2009 eu senti que estava diante de uma pessoa que gosta de seu trabalho e busca fazer o melhor na medida do possível. E quanto ao seu seu sentimento em relação à carta, talvez tenha sido um pouco exagerada,mas foi nossa maneira de expor nosso lado. Concordo que deve ser um pouco desanimador receber somente críticas e não elogios( sei que é a segunda carta aberta que recebe em poucos dias), mas tenho certeza que vc assumiu o cargo sabendo que poderia receber uma certa pressão. Algumas vezes os elogios deixam de aparecer não por orgulho, mas porque um trabalho bem feito é exatamente o que esperamos de vc quando foi eleito presidente, que inclusive teve meu apoio(embora eu não represente nada relevante nas eleições).
Concluindo, também respeito sua opinião e acredito no seu trabalho( ainda tenho contato com os jogadores do IFET-ES, que me falaram muito sobre ele), mas acredito que mesmo as críticas mais pesadas podem ser usadas para o crescimento pessoal.

Att.

Marcos Vinicius Torsani

Unknown disse...

Vamos por partes:
"Minha vez": O evandro assinou em apoio a iniciativa e não ao "boicote".

Pablyto: Desculpe, mas depois que eu te respondi fui me arrumar para ir a faculdade e não tive tempo de postar sua respota aqui no blog, porém mandei a todos que assinaram a carta. Logo mais postarei sua resposta por completo, oq é justo é justo.

Ao anonimo que me chamou de barraqueiro: Fique tranquilo que não costumo deletar comentários a não ser que eles sejam ofensivos ou contenham termos inapropriados. Cada um tem sua opinião. Nunca falei que queria ser "alguém" no xadrez pra ninguem, quem me conhece sabe que me dedico a outras coisas e levo o xadrez apenas como hobby. Quanto a ser barraqueiro, acho que você está confundindo lutar por melhorias com barraco. Sem contar que nunca postei nada em lugar nenhum como anonimo e sempre dei minha cara a bater quando coloquei minha opinião.

Ao anonimo que postou depois do citado acima: concordo plenamente.

Sem mais
Guilherme Cirilo

Unknown disse...

Srs. Enxadristas Juvenis, entendo que a razão de vocês foi manchada por uma precipitada carta aberta de “boicote”. Acho que ela foi desnecessária nesse momento, pois seu impacto é mais negativo do que positivo e não ajuda muito para correções nos futuros torneios. Melhor seria, primeiramente, discutir mais o assunto internamente (com CBX – Pablyto), expondo suas opiniões, dando sugestões, tentando obter compromissos (Ex: programar o torneio até abril de cada ano; garantia de passagem paga ao campeão para disputar o mundial; melhor avaliação na seleção de organizadores; etc..). A experiência mostra que “boicote” não é o melhor caminho para solução de problemas. As vezes uma boa conversa surte melhor efeito. Pensem nisso.

MI Evandro disse...

Olá a todos...
como estou jogando o mundial,só pude falar algo sobre a carta aberta do brasileiro sub-20 agora.
Para começar é claro que não participarei do brasileiro sub-20 de 2010 pois estou no mundial sub-18.
Estou apoiando está iniciativa pois no ano de 2011 vou jogar o brasileiro sub-20 e quero ter a oportunidade de jogar pan-americano e mundial caso seja o campeão,para isso o evento ter que ser realizado antes.
E caso o evento de 2010 tivesse sido realizado no começo do ano,concerteza poderia participar.

abraço

Evandro Barbosa

AI Pablyto Robert disse...

Nossa, pessoal, "take it easy"... Ninguém precisa ofender o Cirilo, nem levantar questões totalmente descontextualizadas (citação sobre Evandro e Yago, que nem sei se são verídicas e nem vem ao caso também).

Pessoalmente coloquei aos signatários da carta que o melhor caminho seria conversar e não publicar algo que só atingirá o torneio e prejudicará o Xadrez. Afinal, o canal de comunicação sempre esteve aberto.

Torsani, se me chamar de senhor, vai levar um "pedala", hahahahaha...

Fiquei surpreso com a informação de que sou o árbitro do torneio. Foi um erro de divulgação do folder, porque eu não posso arbitrar o Bras. Juvenil, já que tenho compromisso neste Sábado (aula de encerramento de um curso que faço desde Abril e já perdi o limite de aulas indo para a Olimpíada), além de ter compromisso familiar no Domingo, uma vez que minha sogra operou recentemente. Este fato já foi comunicado à organização do evento desde o primeiro momento que vi o meu nome como árbitro.

Também me surpreende a citação de que sou o organizador do evento, pois na minha resposta eu disse que estive por trás da organização em 2008 e 2009. Este ano, apenas apoio a parceira Casa do Xadrez, que assumiu o risco, com a desistência de última hora. Só que aí precisou de um pequeno prazo para pelo menos programar o torneio.

Esse post está mais informal, por ser um comentário. Peço a quem for comentar que respeite a opinião dos assinantes da carta e não façam ataques pessoais. Publicar sem antes tentar conversar, na minha opinião foi um erro, mas isto não é motivo para ataques pessoais.

AI Pablyto Robert
(dessa vez logado, antes que comecem a usar o meu nome em posts anônimos - ontem eu estava com pressa, por isto não loguei)