domingo, 31 de outubro de 2010

Semifinal - Round 3

Bom, diretamente do salão de jogos, iniciando a quarta rodada. Depois de três rodadas temos apenas um líder, o MI Christian Toth, do Rio de Janeiro.

Toth ganhou de Jomar Egoroff, enquanto tivemos empate nas mesas 1 (Di Berardino e Choma), e 3 (Shumyatsky e R. Terao), enquanto Matsuura ganhou de Marra na mesa 4.

Esta rodada foi marcada pelos muitos empates (foram 11 em 30 partidas). No Trofeu Greenfeld, a liderança vem sendo fácil até o momento para o MI Segal, que obteve 3 empates, sendo 2 em menos de 15 lances. Um desempenho fantástico. Com esta performace, ele não somente se credencia à um dos maiores Greenfelds da história, como também se aproxima de seu objetivo (deve ser, não é possivel) de ultrapassar a barreira dos 2200 para baixo... kkkkkkkkkkkkkkk

Nesta quarta rodada temos Toth X Molina, Fier (voltando ao topo) x Choma e Di Berardino x Teixeria.

Os resultados podem ser acompanhados no Chess-Results e as partidas não estão on-line, mas podem ser vistas ao término de cada rodada no site do Mauro

Vale ver 2 partidas bastante interessantes desta terceira rodada. A partida Egoroff X Toth (parece q estamos fora do Brasil... ahuahuahua), vale pois tem um final bastante instrutivo de damas, onde o preto cnonsegue impor seu peão a mais, assim como na partida Di Berardino X Aranha na segunda rodada.

Também foi muito interessante a partida Borges X Mandetta da terceira rodada, onde Borges sacrifica a dama em um jogo de roques opostos, e depois de muita complicação, entra-se em um final de 2 torres contra torre, cavalo e 3 peões que vale a pena conferir

Pra não dizer que não tem barraco nesse torneio, tivemos a primeira e a segunda confusão com a arbitragem nesta rodada.

No meio da rodada Liria fala que seu relógio não estava andando. Depois da conferência da arbitragem e seu ajuste Galati reclama, reclama e reclama mais um pouco... enfim... tem seu direito, mas estava errado... hehe... No fim a partida terminou num empate de bispos de cores opostas.

E assim que saiu o emparceiramento da quarta rodada, teve nego chiando que estava errado, novamente sem razão. Portanto: Arbitragem 2 x 0 Jogadores... ahuahuahuahau

Mais tarde eu volto com mais informações e fotos interessantes.

Beijos e Abraços

André Salama

Semifinal - Parte 1

Ola galera...

desculpe o atraso no post, mas a rodada ontem fui bastante agitada e durou até muito tarde. Fui sair do local de jogos somente às 1h15, depois de tudo arrumado no salão.

A primeira partida a acabar na semifinal foi a jogada entre MF Arruda (RJ) x Vizzoto (SP), com vitória do garoto paulista. A primeira zebra da competição. Mas não foi a única das 2 primeiras rodadas.

Também tivemos os empates de Fier com Vanessa Felicinano, Fred Matsuura com Mandetta, Alan "Egua" Reis com Abdalla entre outros.

Na segunda rodada já começaram os pegas entre mestres. Di Berardino ganhou de Aranha, Alfeu empatou com Matsuura, Jomar ganhou de Tsuboi, Molina empatou com Bolivar, Gattas empatou com Ovelha e Disconzi perdeu pra Marra nas primeiras 6 mesas. Fora isso alguns empates e um torneio sem grandes surpresas.

Tivemos muitos visitantes e estamos com uma lista de 8 árbitros para 30 mesas, uma média bastante grande neh... ahuahuahauha

Mas vamos ao que interessa... os fatos interessantes do torneio.

1- depois de 15 lances na primeira rodada Aranha estava com 1h10 no relógio, até certo ponto normal, não fosse o fato de seu adversário ter apenas 10min.. kkkkkkk
2- Antes de iniciar a rodada foi feito o congresso e como já foi falado Mauro chamou Aoyama, mas nçao contente, um senhor que estava sentado falou que era árbitro e falou que gostaria de fazer parte do Comitê. Depois viemos a descobrir que o cara também não estava fazendo parte do torneio...ahuauauhauuahua
3- Waldemar Costa (deve ser o avô do Waldemar Costa neto.. hehe... brincadeiria ein galera) está a serviço neste campeonato pegando informações para mais uma edição do seu livro "A Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez", porém, ele fala um pouco alto, seja ao telefone seja conversando e é inevitável ouvir sua voz durant a rodada.
4- Liria Garcia entrou como bye na primeira rodada ganhando 0pts. E para seu azar, ficou de bye na segunda rodada... ahuahuaa.. pelo menos dessa vez ganhou 1 ponto.
5- Não podiamos deixar de contar uma do sensacional Name, que ontem atendeu o telefone público do CXSP em um tom de voz um pouco elevado, assustando a todos que estava jogando... kkkkkk
6- Também tivemos um replay, talvez não tão acalorado como o original, mas Marceley e Alvaro discutiram novamente, dessa vez pela partida entre Marceley e Kaiser... Está sendo prometido um match entre eles... vamos aguardar os próximos capítulos.

A terceria rodada está sendo jogada neste momento e prometo postar fotos ainda hoje, seja a hora que for, pois com a conexão 3G que estou usando aqui no salão está dificil postar algo mais pesado.

Abraços

André Salama

sábado, 30 de outubro de 2010

Semifinal - O inicio

Começou pontualmente as 14h deste sábado no CXSP a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2010.

As rodadas serão atualizadas a partir do chess-results neste link. Logo após cada rodada a próxima será colocada no ar, assim como os PGN's da respectiva rodada.

Alguns jogadores ainda não chegaram, mas o torneio promete muita luta e dedicação na briga pelas 4 vagas.

Temos jogadores de 8 estados (RS, SC, PR, SP, RJ, GO, DF e MS), mas alguns jogam com a bandeira de outro estado, como o MI Roberto Molina, natural de Minas, mas que está jogando como SC.

Vou tentar atualizar sempre entre as rodadas com o maximo de informações.

Para começar, destaco a bela calça pula-brejo do Shumyatsky e o Mauro convidando o AI Edmundo Aoyama para o congresso técnico. Detalhe: Edmundo não esta jogando o torneio... ahuahuaha

Até mais tarde.

Andre Salama

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Semifinal do Campeonato Brasileiro 2010

Boa tarde,

começara neste sábado as Semifinais do Campeonato Brasileiro 2010. Serão 2 Semifinais.
Uma realizada no nordeste, na bela cidade de Recife, Pernanbuco, capitaneado pelo bom Arbitro Internacional Pablyto Robert Bayoco, tambem conhecido como Nardoni e presidente da CBX.
Outra aqui mesmo na nossa querida São Paulo, com o torneio tendo o conhecidíssimo de todos Arbitro Internacional Mauro Amaral como chefe da nossa delegação de árbitros, à qual farei parte.

Até o momento temos um número de inscritos muito parecido nos dois torneios (41 lá em cima e 50 aqui em baixo). Para seguir os torneios, eles serão feitos utilizando-se o programa Swiss Manager e os resultados serão colocados na internet pelos seguintes links:
Região 1 (Sul, Sudeste e Centro-Oeste) - chess-results região 1
Região 2 (Norte e Nordeste) - chess-results região 2

Na região 2, o jogador de maior rating é o MF Carlos Barreto, já entrevistado pelo blog, e na minha opinião o favorito a ficar com uma das vagas, seguido pelo também MF Maximo Iack Macedo e do tambem MF Luismar Brito, que apesar de jogar muito em São Paulo, está filiado ao estado da Paraíba.

Na região 1, temos jogando o GM Alex Fier, os MI's Di Berardino, Matsuura, Tsuboi, Molina, Marcos "Ovelha" Santos, Disconzi e Christian Toth, além de vários MF's. Na minha opinião, os favoritos as vagas são Fier, Matsuura e Di Berardino, com uma grande disputa pela 4a vaga.

Vale lembrar que já estão classificados para a Final do Brasileiro 2010 os GM's Giovanni Vescovi, Gilberto Milos, Rafael Leitão e Krikor Mekhitarian, os 4 primeiros do Brasileiro de 2009.

Estão em jogo 2 vagas na Região 2 (Norte e Nordeste) e 4 vagas na Região 1 (Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Também jogarão a final um convidado CBX e um convidado do Organizador (ainda não definido), totalizando 12 finalistas.

Agora é aguardar para ver o que vai rolar e acompanhar aqui no Underground a cobertura de mais este Super Evento organizado pela CBX.

Vamos que vamos...

Abraços e beijos

André Salama

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Entrevista GM André Diamant

Boa noite, estamos aqui mais uma vez, com mais uma entrevista com um grande jogador brasileiro, desta vez o GM André Diamant.

Grande Mestre desde o ano de 2009, campeão brasileiro em 2008, com um rating atual de 2498 e com LiveRating de 2513, tendo feito uma otima Olimpiada em 2010 e atualmente morando no Texas, EUA, ele nos conta como esta sendo a vida fora do Brasil, familia e claro, Xadrez.
Diamant tem 20 anos, é marido de Mara e pai de Isaac de quase 2 anos.


Vamos à entrevista:
XadrezUnderground: Como anda a vida de casado? e de pai?
André Diamant: A vida de casado é muito boa! Eu e a Mara estamos nos saindo muito bem, agente dividi as tarefas (óbvio que ela faz quase tudo) e no fim tudo se encaixa. O Isaac está falando mais agora e vive pedindo Coca Cola.
XU: Você está morando nos EUA, como foi parar aí?
Diamant: Ano passado joguei a Spice Cup (detalhe da produçao: ele jogara novamente este ano o torneio com inicio nesta quarta feira), em Lubbock e a Susan Polgar me convidou para morar aqui e acabou rolando.
XU: Como é a vida de um brasileiro fora do Brasil? Se virando bem com o inglês?
XU: O que mais faz falta da vida no Brasil? O que tem de mais espetacular em morar nos EUA?
Diamant: A vida de um brasileiro fora do Brasil aparentemente é muito boa, eu estudo no maior campus universitário da América, tenho acesso a tudo nele, ainda não ouvi falar de um assalto, essa é uma tranquilidado que não tenho no Brasil. No Brasil eu frequentava a Hebraica e não falta estrutura por lá, acho que só peca no professor de xadrez de lá, um tal de Salama que é uma prego, rs! Sinto falta também da familia, dos meus amigos, da Vivi Bigio, que me aturou pelos longos 3 anos, do meu apoiador José Luis Goldfarb que levava a gente nos melhores restaurantes de SP, rs! Sinto falta das conversas com ele também.
XU: Você pretende vir ao Brasil jogar algum torneio seja este ano ou ano que vem?
Diamant: Ainda não sei o que vai rolar mais para frente, acho bem difícil jogar alguma coisa no Brasil já que o ritmo aqui ta bem puxado, mas quem sabe!
XU: Você esteve muito bem na Olimpiada. Qual foi sua preparação para ela?
Diamant: A Olimpiada foi um torneio a parte para mim. Acho que o mais importante para o meu desempenho ter sido acima da méda, foi a tranquilidade que eu tinha para as partidas, já que as coisas estavam muito bem na minha nova casa, a unica coisa que me preocupava era o bem estar dos cidadãos de Lubbock, já que a Mara estava no volante na minha ausência.
XU: Como estava o clima dos brasileiros na Olimpiada?
Diamant: O clima dos brasileiros não poderia estar melhor, fora dos tabuleiros a equipe estava sempre junta, jogando winning eleven/dance evolution inclusive algumas integrantes do time feminino se arriscaram, o espirito era de ser campeão mesmo, todas as vitorias foram muito bem comemoradas com o patrocínio dos nossos superiores e a derrota contra a Itália foi o momento em que a casa realmente caiu, rolou brigas internas, pareceu que o mundo ia acabar para todos da equipe.
XU: Estar entre as estrelas do xadrez mundial, e no fim do torneio ter a 6a melhor porcentagem em uma Olimpiada. Qual a sensação? Trouxe algum "brinde" de lá?
Diamant: Sobre esta pergunta eu conto uma história. Na segunda rodada estavamos jogando contra a China e eu cometi um erro muito grotesco de abertura. Simplesmente joguei uma Catalan de pretas dando um tempo limpo pro meu adversário. Nessa hora o Wang Yue e o Wang Hao começaram a olhar os dois para a minha cara e começar a rir, eu por ali havia sacado a viagem da minha parte e quando olho para tras ninguem mais ninguem menos que o Kramnik olhando minha posição sem entender nada (ele, o lord da Catalan e de todo o xadrez antes que eu me esqueça) e a Jacqueline conta que a cara de aterrorizado que eu olhei pro Kramink quando eu vi ele olhando a minha partida era de quem ia ter um ataque cardíaco.
Eu tive a minha história animadora quando conversei com os italianos no dia seguinte do nossa match e o GM Vocaturo comentou que eles ficaram bem contentes com o emparceiramento quando eles viram que eu não estava escalado (Krikão e Fier que me perdoem por comentar isto aqui)
XU:Rolam festas em um torneio como esses? Como se comportam os jogadores Top?
Diamant: Claro que rola festa, teve 2 grandes festas e todos marcaram presença. Eu e Krikão chegamos a marcar uma partida de futebol com o Carlsen que ficou todo empolgado mas pro dia seguunite da bermuda Party, só ele deve ter aparecido pro futebol, rs!
XU: Sabemos que você tem varios apelidos (Tina, Tinamaid, Daia)... tem mais algum que a gente não saiba? Comente um pouco sobre isso.
Diamant: Sobre meus apelidos o mais usado ultimamente é o Tinamaid, Tina é zuação e Daia só bambi me chama assim rs!
XU: Faça uma auto-pergunta e uma auto-resposta sobre qualquer assunto que você queira comentar. (Aqui deixo claro que não houve qualquer interferência dos autores do blog, que só viram as respostas quando do recebimento das mesmas...)
Diamant: O que eu acho do Salama e do Cirilo? Apesar dos caras não serem os melhores enxadristas, pokerplayer, blogueiros, professor, faxineiro e tudo o que resta na face da Terra, tenho muito carinho pelos 2, já que um deles me dava carona todos os dias para casa e o Cirilo fez eu ir no aniversário dele até Poá, com o Abdalla, Torsani e o Catraca pra no fim ganhar o torneio junto com o Abdalla e a gente dividir a esmola entre todos.
XU: Agradeçimentos, beijos, contato, este é seu espaço.
Diamant: Queria comentar que na Olimpiada perdi o número de vezes que discuti com o presidente da CBX, o Pablyto e que todas as vezes em que ele estava errado ele abaixou a cabeça e todas as vezes em que estava certo colocou moral. Apesar de tudo, foi super gente boa comigo e meu freguês no Winning Eleven, deixo um abraço para ele e as palavras, que hoje só tenho admiração por ele.
E claro, mais importante, deixar um eu te amo para minha patroa e agradecer ela por me aguentar e de não me por para dormir na rua!
Agradeçemos ao Diamant pela entrevista, desejamos muito sucesso a ele nessa nova empreitada e esperamos poder nos rever em breve.
Abraços e beijos
André Salama

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ATC e Valeu Professor

Boa noite,
venho hoje falar sobre 2 eventos ocorridos no final de semana, um no sábado e outro no domingo.
Sábado dia 23/10 aconteceu na sede do ATC mais uma etapa do Circuito 21 da FPX. Estive arbitrando e infelizmente desta vez tivemos uma presença pequena, porém fiel. Foram apenas 33 participantes, que lutaram muito pelas vitórias desde a primeira até a 6a rodada, causando uma disputa muito acirrada pelo Greenfeld, pelo lado contrário, pois foram muito poucos os empates. Foram 12 no torneio inteiro e mais 3 byes na primeira rodada, mas o título ficou com Lebredo com 3 empates, seguido por um grupo de 8 jogadores com 2 empates.
O local do torneio esteve ótimo e quem foi pode desfrutar de muito calor e um ambiente muito bom para a prática do xadrez. Apesar de termos só 33 pessoas, eram 2 MI´s (Mauro de Souza e Lebredo), 1 MF (Abdalla) e 1 GM!!! (El Debs).
A vitória no torneio foi de Felipe El Debs com 5 pontos, seguido por Mauro de Souza, Lebredo e Abdalla.
Os premiados foram:
1o Lugar - Felipe El Debs
2o Lugar - Mauro de Souza
3o Lugar - Gerardo Lebredo
4o Lugar - Luiz Abdalla
5o Lugar - Rafael Zakowicz
6o Lugar - Renato Quintiliano
Melhor ATC - Victor Li
Feminino - Fabiana de Sousa
Sub 18 - Paulo Cesar Vasconcelos
Sub 16 - Julia Alboredo
Sub 14 - Melissa Batista Vasconcelos
Sub 12 - Não houve premiado.




No domingo participei do torneio Valeu Professor no Ibirapuera. O torneio contou com a presença de 9 mulheres e 46 homens, jogando separadamente. No feminino as presenças mais conhecidas eram de Raquel Aparecida, Derli Francelli e Cris, a minha amiga árbitra também de Santos... hehe, 3a, 2a e 5a respectivamente.




No masculino os 4 primeiros em rating eram Adriano Caldeira, Davy D'Israel, Andre Salama e Edmundo Aoyama.




Este torneio esteve bastante movimentado, com 5 árbitros bastante conhecidos, Joara Chaves, Cassião, Claudio Yamamoto, Carmona e Eduardo Passos. O som estava bastante agradável, bastante alto, com os jogos sendo jogados bem no meio da marquise, com patins, bicicletas, patins e skates passando ao lado a todo momento.. ahuahuahuaha



Logo na chegada, uma cena bastante interessante. Estavamos eu e Cris meio perdidos tentando achar o local quando paramos para pedir informação e perguntamos a uma moça que estava conversando. Chegamos educadamente e pedimos: "Dá licença?", ao que recebemos a seguinte educada resposta: "Dá licença você, deixe ele terminar primeiro"... kkkkkkkkkkkkkkkkkk... educação é tudo num evento chamado Valeu Professor 2010
Ao final do evento quase comemos em um restaurante "serve-serve", segundo ouvimos de alguma pessoas.. ahuahuahauha...



No final, infelizmente nao consegui ficar entre os tres primeiros. Emaptei uma partida com 2 peões a mais, ganhei do Edmundo e empatei com o Caldeira na ultima. Caldeira ganhou, e fomos para o desempate Davy, Salama, Valdomiro e Simanis. ficou Davy em 2o, Valdomiro em 3o, Salama em 4o e Simanis em 5o. Dessa vez nao deu, quem sabe numa proxima




Abraços

Andre Salama

domingo, 24 de outubro de 2010

Sampira 2010

Olá a todos, aconteceu nesse fim de semana o Sampira 2010. Para quem não conhece, o sampira é um torneio universitário, realizado anualmente, com clima de confraternização, entre POLI, ESALQ e mais 2 convidadas. Neste ano as duas convidadas foram Unifesp Diadema e Ufscar Araras.

Como disse anteriormente o torneio tem um clima de confraternização, logo a diversão normalmente supera o clima competitivo. É comum ver nego da natação no tenis, nego do tenis no basquete e assim vai. Nesse torneio disputei 4 modalidades: Truco, Xadrez, Futebol de Campo e Handball. Vou contar um pouco de cada 1:

Truco: Para essa grande modalidade tinha como dupla uma nova cara no xadrez, Natália Fidalgo, uma menina da POLI que começamos, recentemente a ensinar xadrez. Na primeira rodada pegamos a ESALQ, dupla que era formada por 2 meninas. Começamos muito bem com 12x4 na primeira queda e quando estava 11x2 na segunda queda houve um apagão na dupla e conseguimos perder de virada e fomos eliminados. algo inesplicavel pelo placar.

Xadrez: Na primeira rodada jogamos contra a Ufscar Araras, a equipe era composta por: Victor Cavinato, eu, Bruno Leite (salmão) e a Natália citada acima. A Ufscar tinha apenas 2 tabuleiros (é permitido nos universitários 50%), porém, eu e o Vitão tinhamos apenas 10 minutos pra ganhar nossas partidas por causa do Fut Campo. Resumindo: Vitão ganhou em uns 3 min e eu em uns 5.
Na final "jogamos" contra a ESALQ, não joguei esse match porque estava disputando o handball (péssima decisão que será explicada mais adiante). No tempo normal 2x2 e no ping Vitão puxou sem surpresas.

Futebol de Campo: POLI x ESALQ logo que cara, 2 tempos de 40 minutos. Os caras com o time principal da ESALQ, a POLI com um catado na hora que até eu fazia parte. Entrei aos 15 do primeiro tempo +/-, tomei umas porrada, dei outras e assim foi, resultado final: ESALQ 7 x 3 catado da POLI.

Hand: POLI x UFSCAR. Ai sim, um esporte que eu realmente entendia um pouco. Jogava bastante na época de colégio e fazia parte do time da escola, mas os tempos ja não são os mesmos, agora possuo uma barriguinha conquistada com 5 anos de praticas intensas de esporte (xadrez, poker e levantamento de copo), falta folego, impulsão, etc. Comecei no time titular e com uns 10 min de jogo ao saltar para arremessar sou calçado na queda e torço o pé, mas que beleza, podia ter ido pro xadrez mesmo essa hora. Ganhamos no final, porém não me recordo o placar.

Como de costume nos jogos universitários sempre rola aquela balada show de bola no final do dia, porém, essa infelizmente não contou com minha presença já que fiquei o tempo todo no alojamento sem conseguir pisar direito e com muitas dores :( .

Esse ano, provavelmente, é a ultima vez que eu posto falando de uma competição universitária, porém, ano que vem tem mais.

Por hoje creio que é só

Abraços
Cirilo!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Divulgação

Ola pessoal,

estou aqui para lembrar de dois torneios que ocorrerão neste final de semana e que eu estarei presente.

No sabado teremos uma etapa do Circuito 21 da FPX no Alphaville Tenis Clube. Com premiação de R$ 500 e arbitragem deste que vos escreve. É sempre um torneio muito agradável, em um ambiente muito bonito e aconchegante. Mesmo para aqueles que não gostam tanto de jogar, vale a pena ir para aproveitar a comida e a beleza do clube.
O folder está aqui ou no site da FPX

No domingo teremos o Valeu professor, na Marquise do Ibirapuera. É um torneio para professores, seja de xadrez ou não. O site do torneio pode ser visto aqui.

Lembrando tambem que terça feira teremos mais uma entrevista. Se alguém quiser indicar algum tipo de pergunta, mandem por email para xadrezunderground@hotmail.com ou deixem por comentario nesse post.

Bjos e Abraços

André Salama

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resposta do presidente da CBX à carta aberta.

Olá a todos, antes de publicar a resposta do Pablyto à carta aberta na integra, que por sinal foi muito boa e esclarecedora, gostaria de fazer algumas observações sobre os comentários feitos no post anterior.

Vamos por partes:
"Minha Vez" - A carta coloca a opinião dos enxadristas sub20 e demonstra a insatisfação deles com a situação, nessa parte entra a assinatura do Evandro. Apesar de o jogador estar na Grécia representando o Brasil no Mundial da Juventude ele ainda tem mais dois anos de categoria sub20 e tem interesse que haja melhoras.

Pablyto - Após receber sua resposta encaminhei imediatamente a todos que assinaram a carta, porém, não tive tempo de publica-la pois estava me arrumando para ir a faculdade. Irei publica-la nesse post.

"Anonimo que me chamou de barraqueiro" - O que o Evandro e o Yago fizeram no Pan é de responsabilidade deles e não vem ao caso. A questão discutida aqui é outra e não vamos desvirtuar os fatos. Quanto a sua opinião de me achar barraqueiro e sem talento o que tenho a dizer é que nunca disse que eu queria me tornar alguém de fato no xadrez, levo o esporte mais como um hobby, porém, gosto muito do jogo e busco lutar por melhorias para os demais, isso não é barraco. Fique tranquilo, não costumo deletar comentários a não ser que eles sejam ofensivos e contenham termos inapropriados.

"Fernando, outro anonimo e Torsani" - Concordo plenamente com tudo.

Espero ter deixado tudo bem claro, segue a resposta do Pablyto enviada por email:

Cirilo,
Respeito a posição de vocês, mas gostaria de algumas ponderações, se me permitirem:
1) O Brasileiro Juvenil nunca teve premiação em dinheiro, com exceção dos anos de 2008 e 2009, onde eu pessoalmente estive por trás da organização do evento, seja como Presidente da Fed. do ES (2008), seja como consultor (2009).
2) O torneio nem sempre foi valendo rating FIDE. Tenho claro em minha mente o brasileiro de 2000, onde o Bittencourt foi 3°, empatado com o 1°, e não ganhou um pontinho, porque não valia FIDE, e o torneio teve mais de 70 participantes (contra os 35 nos anos de 2008 e 2009, valendo FIDE e com premiação gorda e a mesma taxa de inscrição cobrada em 2000 - ou seja, 8 e 9 anos antes).
3) Não estou usando o passado para justificar uma retração no presente, pois a nossa política é sempre fazer melhor, é andar para frente e valorizar ainda mais os torneios de categoria. Só estou mostrando que os argumentos usados na carta aberta não condizem com a realidade histórica do torneio em questão.
4) Por fim, e este é o ponto determinante, o Brasileiro Juvenil teria outro organizador que, de última hora, deu para trás e disse que não poderia mais organizar o evento. Poderia até te dizer quem é, mas não o farei porque não quero expor ninguém, a menos que este próprio tente criticar a CBX por causa do evento que ele furou. Com isto, o torneio nem sequer ia ser realizado, justamente por conta das outras questões colocadas na carta: já se passaram os eventos internacionais que dão o benefício. Mas aí surgiu a possibilidade de se fazer, com a parceria da Casa do Xadrez e achamos muito melhor fazer o torneio do que deixar sem fazer, porque alguém deu para trás.
Estas são as explicações para o ocorrido. Agora, tem jogador que assina a carta aberta que não iria participar do torneio nem que tivesse prêmio e todos os outros benefícios, pois na mesma data estará disputando o Mundial Sub-18. Acho muito inapropriado alguém que não estará no Brasil, na época do torneio, dizer que não vai jogar por este ou aquele motivo, já que não jogaria de qualquer forma. Alguns dos demais jogadores nem sequer disputaram as duas últimas edições, que tinham todos os atrativos descritos na carta. Para ser bem sincero, dos signatários da carta, apenas o Allan Hurba e o Abdalla jogaram.
Se a questão for só os benefícios da indicação a alguns torneios, ainda tenho mais um fato:
- nem sempre o Bras. Juvenil do ano foi realizado antes do sulamericano, pan e mundial. Geralmente conseguia ser antes de um ou outro, mas não de todos. E aí a indicação sempre foi com base no último realizado. Neste caso, ano que vem, se o BRA-JUV não ocorrer antes de algum desses torneios, o indicado será o campeão do torneio deste ano.
Agora, eu assumo um compromisso: se o Bra Juvenil 2011 for realizado antes, a CBX dará o mesmo benefício a campeão e campeã do juvenil deste ano, se tiverem idade para jogar ano que vem os internacionais da categoria. Se não tiver, estudarei um outro prêmio, que pode ser um outro torneio internacional. Se o problema é falta de incentivo, está aí um ótimo. E o torneio este ano é bem mais perto para a maioria dos reclamantes da carta, além do pacote de inscrição, hospedagem e alimentação ser muito em conta, o que retira muito o tal "custo de participação" (que reconheço que eram mais altos nos anos anteriores, mas não tinha como ser diferente, não havia outras propostas melhores para o torneio - não a inscrição, que sempre teve preço justo e ainda o é neste ano, considerando a importância do evento).
O que chateia, Cirilo, é que os jogadores nunca reconhecem o esforço dos organizadores. Quando está bom, não elogiam, não dão o menor sinal de satisfação. Mas quando algo não lhes agrada, ao invés de buscar o diálogo, usam desse expediente horroroso que é meter o pau publicamente, o que desgasta o torneio, desgasta o organizador, etc. O resultado é que cada vez mais, menos pessoas se disponibilizam a realizar eventos e os maiores prejudicados são vocês.
Att,
Pablyto Robert
Presidente da CBX
Árbitro Internacional de Xadrez

Lembrando que as opiniões expressas nesse post são apenas minhas e não do grupo inteiro, provavelmente muitos concordem, porém não há a participação de mais ninguem na construção deste post.

Abraço a todos
Guilherme Cirilo.

Carta Aberta - Brasileiro sub20

Colocamos abaixo a carta aberta escrita por um grupo de jogadores sub20 à comunidade enxadristica.

São Paulo, 19 de Outubro de 2010.


Prezados dirigentes e enxadristas,


Como já é de conhecimento geral dos enxadristas da categoria sub20, o Campeonato Brasileiro Juvenil de 2010 será realizado nos dias 22,23 e 24 do mês de outubro em Poços de Caldas/MG. Este evento sempre gozou de uma popularidade considerável entre nós jovens devido ao prestígio do título, à premiação em dinheiro em uma categoria de base, à possibilidade de obtenção e manutenção de rating FIDE e, por último e mais importante, à oportunidade oferecida ao campeão de ter contato com jogadores do mundo inteiro disputando os Campeonatos Pan-Americano, Sul Americano e Mundial Juvenil como Representante Oficial do Brasil. Os poucos de nós que já obtiveram essa conquista sabem como o esforço realizado para consegui-la vale a pena, e isso motiva muitos a continuarem estudando para conseguir aproveitar tal oportunidade.


No entanto, alguns dos principais chamativos do evento foram excluídos em 2010. Todos os torneios para os quais os campeões recebiam vaga já foram realizados (Campeonato Mundial de 3 à 16 de agosto, Pan-americano de 20 à 26 de maio e Sul Americano de 11 à 17 de maio), enquanto o Brasileiro Juvenil será realizado na data supra citada, retirando dos enxadristas dessa categoria a oportunidade de disputarem a vaga para o mundial de igual pra igual com seus concorrentes em um torneio aberto.


Sem o direito ao posto de Representante Oficial nos principais torneios internacionais, o torneio perde um de seus principais objetivos, diminuindo o estímulo antes presente em muitos de participar de um evento como o Campeonato Brasileiro Sub20. Vale lembrar que a possibilidade de obtenção e manutenção de rating FIDE não é mais um diferencial entre os torneios de categoria, visto que ela esteve presente nas quatro categorias do FENAJ 2010.


Falando um pouco sobre os aspectos financeiros (fator limitante para alguns jogadores), em relação aos últimos dois anos observou-se um aumento da taxa de inscrição que não foi acompanhado pelo aumento do valor da premiação, e sim pelo seu corte. Este não foi colocado como o ponto principal da falta de estímulo, mas certamente é algo que não pode ser deixado de lado.


São pelos motivos citados acima que essa carta foi escrita com o apoio de diversos enxadristas brasileiros, com o objetivo de expor nossa insatisfação com a situação, nossa decisão (aqui proposta a todos os enxadristas juvenis) de não participar do evento e nosso desejo de que, nos próximos anos, as categorias de base não recebam semelhante descaso.


Enxadristas sub20.

Evandro Amorim Barbosa(2393), Luiz Guilherme Aurelli Abdalla (2294), Yago de Moura Santiago (2252), Renato R. Quintiliano Pinto (2170), Marcos Vinicius Torsani Pires (2119), Bruno Morado Rodrigues (2080), João Danilo Mandetta (2051), Allan Hurba Nunes (2048), Laurie Cristiane Tournier (2045), Heitor de Almeida (2033), Guilherme de Araujo Cirilo (1885), Fernando Luis Sakamoto Branchini (1866), Mônica Nogueira Rodrigues (1792), Cintia Rocha Leão.


Abraço a todos,

Cirilo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Divulgação

Boa noite.

O post de hoje serve para divulgar mais um pouco a vocês mais uma etapa do Circuito 21 da FPX que será realizado neste sábado, dia 23/10 no Alphaville Tenis Clube, com arbitragem deste que vos fala. Esperamos poder contar com a presença de todos para termos um excelente torneio. O folder pode ser visto clicando aqui.

Não deixem de conferir também a entrevista com o MI Cubas aqui.

Abraços

André Salama

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Entrevista com MI Cubas

Ola... estamos aqui com mais uma entrevista, esta internacional, com o MI Paraguaio José Cubas. Queria agradecer tambem por esta entrevista o amigo Mauro Amaral, que nos ajudou a fazer contato com o Mestre.

Ele que convive muito com os brasileiros e que passou muito tempo aqui no Brasil jogando, esteve presente recentemente em Khanty-Mansiysk jogando no primeiro tabuleiro paraguaio.

Cubas tem 29 anos, paraguaio, namorando, Rating FIDE atual de 2463, com varias normas de GM. Atualment está morando em Portugal.





A maioria dos brasileiros o conhecem e sabem sua força de jogo, mas apesar disso nunca se tornou GM. Ele irá explicar isso e muito mais nessa entrevista. As perguntas e respostas foram feitas em espanhol, portanto é uma livre tradução minha. Vamos à ela:

XadrezUnderground: Quando e como você começou a jogar xadrez? Quem te ensinou? Desde quando você é MI?

Fernando Cubas: Começei a jogar aos 7 anos de idade, graças ao meu pai que me mostrou o movimento das peças. Porém, foi aos 10 anos que tive um maior contato com o xadrez, ao ponto de olhar o livro de Koblenz (meu primeiro livro), O Mundo mágico das combinações. Sou MI aproximadamente desde 2002, ou seja, há vários anos.

XU: Qual o rating mais alto que você já atingiu?

Cubas: Provavelmente a maior pontuação que já atingi foi chegar em um momento a 2481 (janeiro de 2010), depois caí um pouco , mas agora estou me reaproximando . Espero passar logo dos 2500.

XU: Sabemos que você é um MI muito forte e que já tem várias normas de GM, faltando apenas o rating para obter o título. Quantas normas você já tem?

Cubas: Obrigado. Bom, antes de mais nada, eu consegui alguns bons resultados contra GM´s, pode ser que isso facilite a idéia de que sou um MI forte, mas lamentavelmente ainda não consegui estabilizar meu jogo, digamos, jogar bem regularmente, tenho muitos altos e baixos. Já tenho 4 normas e talvez isso explique como algumas vezes eu faço a coisa direito e em um certo momento nada vai bem. É por isso que ainda tenho as letras MI na frente do meu nome.

XU: Porque acha que, apesar de tudo o que foi falado antes, você nunca chegou aos 2500? O que falta?

Cubas: Não posso falar que faltaram oportunidades, mas talvez possa dizer que não tem muitos torneios, ou seja, em geral creio que a América do Sul não é uma fábrica de Grandes Mestres, e este importante detalhe somado a minha irregularidade, fizeram este trabalho comigo.

XU: Depois de se tornar GM, qual o próximo objetivo?

Cubas: Sempre tive pretensões com o xadrez, mas está claro que assim que o fizer, e espero que não demore muito tempo, me programarei para tentar chegar aos 2600... Claro que dito isso, parece que só falamos em números, mas se pode entender que a minha idéia é seguir melhorando meu xadrez. Creio que não sou tão velho e o xadrez pode me esperar um pouco mais.

XU: Além de ser jogador você também é treinador? Algum aluno conhecido?

Cubas: Bom, costumo dizer que eu sou um cavalo de corrida, e portanto, a parte de treinador é a que ainda não está madura, e creio que posso aprender muito mais sobre esta nova faceta. O que está claro é que eu gosto muito, e por isso, dou tudo o que posso para deixar o aluno satisfeito. Falar de algum específico seria um pecado, creio que todos estão aprendendo e é isso que importa por agora.

XU: Você acabou de voltar da Olimpíada, como foi sua participação por lá? E da sua equipe?

Cubas: Bom, meu país neste torneio foi sem 2 de suas estrelas (o veterano Franco e o jovem Bachmann) e ainda assim nos saímos bem colocados. Talvez não tenha sido a melhor Olimpíada do Paraguai, mas foi razoável, já que tínhamos um jogador novo e jovem de 13 anos, e os outros MF's. De minha parte fiz um torneio bom. Acho que de brancas fui mais perigoso, já que praticamente consegui boas posições e as aproveitem bem, já de pretas sofri bastante, isto explica porque não foi um grande torneio de minha parte e sim um razoável.

XU: Como você avalia o xadrez paraguaio atualmente?

Cubas: Está fazendo progressos. Se nota que os jovens em meu país decidiram tentar jogar melhor so que se fazia antes, e estão conseguindo. É uma nova geração e isto praticamente garante que o Paraguai encontrará neles seus futuros mestres.

XU: Ficamos sabendo que você namora uma brasileira, o que mais te atrai neste país?

Cubas: Hehe, sim, perdi uma partida por ausência o dia que a conheci, e pensando bem, perderia outras sem problemas! Tudo, eu gosto de tudo que existe no Brasil, as pessoas, o futebol, praia, alegria, cerveja e o calor humano que caracteriza o povo brasileiro. Vocês são afortunados com certeza por viver aí.

XU: Na copa do mundo de 2010 o Paraguai ficou muito conhecido. Você torceu muito pela Larissa Riquelme, ops... digo, Paraguai?

Cubas: Hahaha, sim, bom, eu penso que é uma mulher que tem seus atrativos, mas está longe de representar a mulher paraguaia, acredito que tenham mais bonitas e mais inteligentes! Haha.
Foi uma pena que anularam o gol de Haedo contra a Espanha e muito triste que o Cardozo tenha desperdiçado o penalti depois de ter a disposição 7,32 X 2,44 de gol. Foi triste, mas o paraguaio é conformista por natureza. (Nota do XU: muito diferente dos brasileiros... ahuahuaahuahaua)

XU: Você já viu alguma revista 3D?

Cubas: Não, nunca.

XU: Xadrez pode ser considerado como arte, ciência ou jogo. Você acha que a Larissa Riquelme e arte, ciência ou apenas um jogo da mídia?

Cubas: É uma mulher que colocou o celular no meio dos seios durante um jogo de futebol! O resto foi tarefa da mídia.

XU: Uma mensagem final e se quiser deixar seu contato.

Cubas: Muito obrigado André pela entrevista, espero que seu blog siga difundindo nosso amado esporte. Um abraço direto de portugal. Meu email é cubitas007@hotmail.com

Obrigado ao Cubas, que além de grande jogador é também uma ótima pessoa e tenho certeza que chegará logo aos seus objetivos. Quem quiser conversar pessoalmente com ele, possívelmente estará nos Jogos Abertos 2010 jogando pela cidade de Santos.

Espero que tenham gostado da entrevista. Se alguém tiver alguma sugestão de entrevistado ou de perguntas (sérias como este blog, por favor!), podem enviar ára xadrezunderground@hotmail.com ou comentar por aqui mesmo.

Um abraço a todos e até a próxima

André Salama

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Aberto do Brasil de Itapetininga - Final

Olá a todos, chegamos ao fim de mais um torneio. Como sempre acontece em itapetininga tivemos muitas risadas, cenas engraçadas, histórias e muito xadrez.

O torneio terminou com a vitória de Everaldo Matsura com 5/6 empatando apenas com Lebredo e Sega. No Greenfeld vitória brilhante de Marcos Vinicius Torsani com 4/6 Tablando com Edson Rodrigo, Sergio Freitas, MF Carlos Alberto Barreto e CM Armen Proudian. Destaque também para o Jovem Gustavo Siqueira Gomes, que apesar de perder as duas do ultimo dia fez um bloco de aproximadamente 2250.

Classificação Final:
  1. MI Everaldo Matsura
  2. MI Geraldo Lebredo
  3. Leonardo Bispo
  4. MF Carlos Alberto Sega
  5. MF Carlos Alberto Barreto
  6. Jacques Blit
  7. Renato Quintiliano
  8. ...

O torneio foi bem interessante para os 2 autores do Blog, Salama começou o torneio de forma medonha, jogando mal e começando com 1/3. Enquanto eu iniciei muito bem jogando firme com o Jacques Blit ficando superior durante quase toda a partida e perdendo como sempre no final. Continuei jogando bem as partidas seguintes e iniciei com 2/3. Mas de repente tudo muda, eu começo a achar os finos e perco tds as rodadas seguintes enquanto Salama vence todas. Sem comentários.

Durante o jantar do ultimo dia ouvimos a versão do MI lebredo sobre a mudança de quarto do Jacques Blit (pra quem não entendeu a história pode ser lida no post anterior), vou tentar reproduzir suas palavras: "acordo de madrugada e vejo os 2 se movimentando no quarto (Barreto e Jacques), volto a dormir rapidamente e quando acordo de manhã não vejo Jacques, não vejo suas malas e uma das camas sumiu. Pensei seriamente em chamar a policia."

Tivemos também que escutar as desculpas do time do "velhos" pela derrota no futebol e fomos desafiados para um novo jogo (tem gente masoquista mesmo nesse mundo viu).

Por hoje é só.
Abraço a todos
Cirilo.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Não quiseram o bingo.... faze o que

O dia de hoje foi bem movimentado... tudo começou com um tipico futebolzinho... fomos desafiados pelos velhos. Vejam abaixo os times:





Vazken, Eugenio, Suardi, Christian e Denrik



Renatinho, Torsani, Cirilo, Armen, Salama e Branchini (este ultimo ta de penetra na foto)



O jogo não foi facil, os caras fizeram vários gols de contrataque, porque de jogada tava dificil, mas no final deu a lógica, vitória nossa nos penaltis depois de um empate no tempo normal por 7 a 7, com direito a eu pegando 3 penaltis... vamoooooooooooo



a tarde 2 rodadas. Na primeira, depois de ontem ter a ultima partida contra Lebredo, hoje fui o primeiro a terminar, perdendo para Stephanie Jorge, uma pena...



Como historia interessante temos a seguinte: Jacques e Barreto chegam as 4 da manha bebaços no hotel. Do nada resolvem que não era boa ideia dormir no quarto do lebredo e no meio da madrugada resolveram levar a cama de elevador 1 andar a cima e se espremeram no mesmo quartos Barreto, Jacques, Cirilo e Branchini.

No torneio tinhamos a lideranca compartilhada por 7 jogadores depois da terceira rodada. Depois da quarta temos apenas 2 com 3,5pts. Matsuura e o incrivel Gustavo Siqueira, que nem rating tem, mas deve estar fazendo um bloco de aproximadamente 2250.



Amanha mais uma rodada dupla, com o torneio começando as 9 da manha.




Abraços

Andre Salama

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como tudo...

Boa noite colegas
Direto de Itape (um nome carinhoso para Itapetininga). Estou eu meu quarto, e vamos começar com o pré-torneio, que começou oficialmente neste domingo.
Chegamos Salama, Cirilo, Renatinho e Branquinho no sábado para não ter que viajar na parte da manhã domingo. Armamos nosso acampamento na casa do Robertinho Suardi juntamente com Jacques Blit, a novidade do torneio. Acabamos por comer uma pizza.. e tivemos algumas frescuras na hora de fazer... e teve um que falo q comia tudo... e vejam como ficou o prato:
Depois de muita insistencia o prato acabou dessa forma:
Neste domingo pela manha acordamos e decidimos ir comer um pastel na feira... Que ideia imbecil...ahuahuahuahuaah custava barato mas em compensação era uma porcaria... kkkkkkk... pelo menos vimos ums cena bem undergound... No meio da rua, do nada, um cachorro começa a correr atras do outro... e acabam sendo atropelados por um carro... que por sorte nao matou nenhum dos 2. Um deles levou em cheio do parachoque na cabeca... no fim cada 1 saiu para um lado.
No torneio temos a presença de apenas 2 mulheres... O torneio esta tranquilo... sem maiores surpresas ate o momento. Os pres 1, 2, 3, 4 e 5 ganharam suas partidas, Matsuura, Blits, Barreto, Sega e Lebredo nessa ordem, e amanha comeca a pancadaria...
Para acompanhar o torneio, basta clicar aqui e ir para o HotSite do torneio.
Na minha segunda rodada contra Lebredo a posição estava empatada... eu logicamente pedi empate, ele nao aceitou e depois da partida vira e fala... "tava empatado... dei sorte"... eu me pergunto, se tava empatado e eu pedi, porque nao aceitou... e eu mesmo respondo... pra ganha de um idiota como eu que entrega a partida...ahuahuahahuahuahauhaua
Vale a pena conferir tambem o brasileiro Feminino aqui. Vanessa Feliciano vem liderando com 4 em 4
Amanha a 3a e 4a rodada... e como nao poderia faltar um futebolzinho... vamos ver q q rola de bom e de ruim...
Abracos
Andre Salama

sábado, 9 de outubro de 2010

Aberto do Brasil de Itapetininga - Lista Parcial

Olá a todos do Underground, estou aqui em uma passagem relampago para divulgar a lista parcial de inscritos do Aberto de Itapetininga. Lembrando que essa lista não é oficial, ela contém os nomes dos jogadores que geraram o boleto no site da fpx e dos jogadores da cidade.

Eu já tinha feito uma lista dessas para o Paulista no mes retrasado, devido ao grande número de downloads resolvi repetir a dose.

Para baixar a lista CLIQUE AQUI.


Abraço a todos e até amanhã com cobertura diária do torneio.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Semifinal do Campenato Brasileiro

Boa tarde... acaba de sair quentinho do forno o folder da Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez.

Dessa vez quem tera a honra de sediar será a cidade de São Paulo, mas precisamente no centenário CXSP. O torneio será jogado no feriado de finados, entre os dias 30/10 e 02/11 (sabado a terça). Esta semifinal classifica os 4 primeiros colocados para a final do Brasileiro.

Este que vos fala terá a honra de fazer parte do quadro de arbitragem de mais este importante torneio, que será capitaneado pelo AI que acabou de voltar da Sibéria, Mauro Amaral.

Este ano serão 2 semifinais, uma pra região Sul, Sudeste e Centro-Oeste e uma para as regiões Norte e Nordeste.

O folder pode ser visto aqui.

Não deixem de conferir mais este grande torneio, com cobertura especial in-loco do XadrezUnderground... grandes emoções vem por ai... hehe

Neste domingo começara o Aberto do Brasil de Itapetininga com cobertura do Underground. Espero voces aqui.

Aproveito para divulgar um Torneio para Professores de xadrez, do programa Valeu Professor 2010. Este torneio é aberto a professores da rede municipal, estadual e particular. O torneio será no dia 24/10 (Domingo) na Marquise do Ibirapuera as 11h. Clique aqui para a ficha de inscrição. O regulamento esta aqui.
Neste site voces podem conferir o regulamento e fazer sua inscrição. A ficha de inscrição deve ser enviada para egviana@prefeitura.sp.gov.br A/C Egnon Viana, setor de Xadrez

Abraços

André Salama

domingo, 3 de outubro de 2010

Nunca antes na história desse país

Como diria nosso atual presidente Lula, que deixa o cargo no fim do ano, Nunca antes na história desse país fomos tão bem em uma olimpíada.

Neste domingo tivemos a ultima rodada da Olimpiada de Xadrez. O masculino obteve mais uma vitória por 2,5 a 1,5, desta vez frente a equipe da Eslovênia, com empate de Leitão, derrota de Milos e vitórias de Fier e Diamant.

Com esse resultado a Equipe Brasileira terminou na 17a posição, terminando atrás apenas da equipe dos EUA (9o). Cuba (23a), Argentina (25a), Canada (37a) e Peru (44a) terminaram atrás do Brasil.

A Ucrania acabou como a grande campeã, depois de empatar a ultima rodada com Israel, que terminou em terceiro, com a Russia 1 terminando na segunda colocação. Pra provar que os russos vieram forte, a Russia 2 terminou em sexto.

No Trofeu Greenfeld, Russia 3, Letônia e Mongolia obtiveram 3 empates e levaram o caneco.

Participaram da Olimpíada 34 jogadores com 2700+, ficando de fora apenas 4 (Anand, Gashimov, Bacrot e Morozevich). Destaque para Ivanchuk, que ganhou 17,9 pontos com um rating de 2754 e K10... Impressioinante.

Ganharam premios de melhor tabuleiro Ivanchuk(Ucrania), Sutovsky(Israel), Teterev(Berlaus), Karjakin(Russia) e Feller(França). Diamant acabou como o 6o melhor 5o tabuleiro, mas isso apenas pelo critério adotado nos Olimpiadas, que calcula pelo Rating Performance. Diamant teve RPM de 2644, conseguindo 6,5pts em 8, com 81,3% de aproveitamento. É o segundo melhor aproveitamento entre os 5os tabuleiros. Ele também teve o 6o melhor aproveitamento entre todos os jogadores das Olimpiadas.

Os jogadores do Brasil terminaram com a segunte variação de rating: Leitao (5,4), Milos (3,4), Fier (-6,7), Krikor (-11,6) e Diamant (14,7).

No feminino o Brasil acabou derrotado pelas Filipinas, com derrota de Amandinha e empates de Terao, Gazola e Ana Paula.

O Brasil terminou na 70a colocação, um pouco abaixo do esperado, mas mesmo assim o único resultado que o Brasil teria que lamentar seria o empate contra o Paraguai. De resto, foram ou resultados normais ou bons resultados. As meninas lutaram muito e tiveram um bom desempenho apesar da classificação.

Gazola esteve sempre bem, conquistando 5,5pts em 8, perdendo apenas da chinesa na primeira rodada, ganhando 10,8pts de ELO, assim como Ana Paula, que conseguiu 4,5pts em 8, e subiu 14,4pts de ELO.
Jacque e Amanda estiveram um pouco abaixo do esperado, mas mesmo assim estamos muito orgulhosos delas, que participaram pela primeira vez de uma Olimpiada e tenho certeza que participarão de outras com performances superiores e nos trarão grandes alegrias. Amanda acabou com -14,3 de Elo e Jacque com -20,8. Terao se manteve firme a Olimpiada toda e fez sua expectativa, ganhando 0,2pts de ELO.

A Russia foi a grande Campeã, terminando invicta com 11 vitorias, seguida de China e da Georgia. No Greenfeld Alemanha, Montenegro e Cingapura acabaram com 5 empates cada e ganharam.

Queria agradecer todos que acompanharam essa cobertura e esperamos ter atingido vocês com as informações necessárias.

Parabéns mais uma vez ao Brasil.

Não deixem de ler a boa entrevista concedida por Liria garcia. Daqui aproximadamente 10 dias teremos uma nova entrevista, com um forte jogador estrangeiro. Aguardem!!!

Beijos e Abraços

Andre Salama

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

R 10 - Penultima Rodada

Ola galera... infelizmente este é o nosso penultimo post... :( :(... mas calma... eh o penultimo post da Olimpiada... Podem ficar tranquilos que continuaremos, se tudo correr bem, a encher as paciencias de voces e fazer piadas inuteis dos torneios por bastante tempo... hehe

Antes de falar dos jogos... eu sei que isso ja foi amplamente divulgado e que nem vale mais a pena falar sobre isso... mas queria mandar um Parabens ao Pablyto por sua atitude... erros acontecem... inclusive com quem escreve blog, que nem responsabilidade tem... as equipes vem vindo bem e nao tem nada que possa estragar este momento especial que o Brasil vem passando na Olimpiada.



Ainda antes da rodada, como não falamos anteriormente e não foi destaque na "mídia", Kyrsan Ilyumzhinov foi eleito mais uma vez para presidir a FIDE por mais quatro anos. Karpov, agradeceu quem o apoiou e explicou um pouco sobre o que pretende daqui pra frente.

Abaixo Alvaro com a barba feita.. vejam como ficou:





Na 10a rodada o Brasil enfrentou a equipe da Croacia no masculino. Um confronto bastante equilibrado, onde tudo podia acontecer. E deu certo para nós. Ganhamos pelo placar de 2,5 a 1,5 com vitoria de Milos de pretas e empates nos outros tres tabuleiros (Leitao, Krikor e Diamant). Com essa vitoria o Brasil pulou para a 24a colocacao, empatado com a 17a equipe, com 6 vitorias, 1 empate e 3 derrotas.



Na proxima rodada jogaremos em mais um confronto equilibrado com boas chances de vitoria contra a equipe da Eslovenia, liderada pelo experiente Beliavsky. Vamo que vamo... ganhando na ultima rodada devemos terminar o torneio entre a 15a e a 20a posição.



Destaques individuais, de forma negativa para Carlsen e Topalov, que perderam neste 10a rodada para Sjugirov (2627 - Russia 4) e Movsessian (2723 - Eslovaquia). Positivo para mais uma vitoria de Ivanchuk, agora sobre Vachier-Lagrave da França e de Sutovsky de Israel sobre Kamsky. Sutovsky vem liderando uma boa arrancada da equipe Israelense que agora ja ocupa a 3a posição e mais uma vez luta pelo título. Amanha teremos os confrontos Israel x Ucrania e Russia 1 x Espanha para a definição do título. A ucrania lidera, seguida de Russia e Israel.



Vale destacar a bela atuação de Andre Diamant nessa Olimpiada. Diamant vem com 5,5 em 7 e rating performance de 2605, ganhando ate o momento 9,4 pontos de rating.



No feminino as meninas enfrentaram nessa 10a rodada a forte equipe Espanhola e acabaram derrotadas pelo placar de 3,5 a 0,5, com Amanda empatando com uma 2233.


Na proxima e ultima rodada a equipe enfrenta Filipinas em mais um confronto equilibrado. Se ganharmos podemos terminar numa boa posição.



No feminino não deu pra ninguém, com uma rodada de antecedencia a Russia 1 conquistou com facilidade o titulo, coisa que não acontecia desde o fim da União Sovietica. Nessa 10a rodada as russas derrotaram por 4 a 0 ninguem menos que a forte equipe da Bulgaria... São as melhores mesmo... faze o que neh... (e ainda conseguem ter varias tabuleiros bonitas)


foto da equipe russa

Vale lembrar que a ultima rodada acontece apenas neste domingo as 2h. Até lá, mais um descanço para nossos atletas, que poderão brincar de fazer bonecos de neve.

Abaixo uma foto do AI Mauro Amaral vendo a neve pela primeira vez... pode parecer que ela esta gorda na foto... mas eh so porque esta com um monte de casacos..ahauhuahuuahauhuaa... Brincadeira Maurão!!!




Abaixo mais alguns momentos Olimpicos!


Para nao esquecer os sempre presentes vendedores... ate na Siberia os caras vao... kkkkkkkkkk



Eu prestigiando o Nardoni, digo, o presidente da CBX na Olimpiada...


Até domingo, espero que com boas notícias

Andre Salama