quinta-feira, 30 de setembro de 2010

R8 and R9

Olá a todos, estou aqui falando diretamente da Sibéria com informações exclusivas sobre as olimpia.... para tudo! para tudo! É tudo mentira, to aqui deitado na cama do meu quarto mesmo, com o notebook no colo pra fazer um comentário sobre as 2 ultimas rodadas.

Só para esclarecer ao leitor que ontem Salama e eu tivemos um jantar entre amigos, que acabou um pouco tarde e por isso não colocamos nada sobre a oitava rodada ontem mesmo.

Vamos ao que interessa:

Na 8ª rodada no absoluto tivemos uma vitória suada sobre o Quirguistão, apesar do enorme favoritismo brasileiro o match foi bem mais duro do que o esperado. Leitão ganhou até que bem na mesa 1, Fier conseguiu um empate numa posição complicada na 2, Krikão infelizmente foi varrido e está tentando anotar a placa até agora enquanto Daia ganhou muito bem.


Quirguistão x Brasil

Ainda pela oitava rodada, só que agora no feminino, o Brasil não conseguiu segurar a forte equipe da Inglaterra e perdeu o match por 3x1, porém todas as jogadoras lutaram muito e merecem nossos aplausos. Terao teve um excelente empate contra uma MI de mais de 2400 que até livro sobre caro-kann (abertura jogada na partida) já escreveu. Ana Paula conseguiu o outro empate da equipe contra uma WFM de quase 2100. Amandinha brigou muito, sacrificou mas infelizmente o ponto não veio, enquanto a Jaque também brigou mas infelizmente ficou pelo caminho.

Brasil x Inglaterra
Link
Pela 9ª rodada não tivemos muitas felicidades no absoluto, porém conseguimos uma excelente e importante vitória no feminino.

No absoluto perdemos de 3x1 para a Itália liderada pelo jovem e talentoso Fabiano Caruana que não deu chances para o Leitão. Fier também não teve um dia muito feliz e perdeu para o MI Sabino Brunello. Krikor e Milos empataram de pretas. Alguns brasileiros tiveram uma surpresa ao olhar a escalação brasileira para o match de hoje. Enquanto muitos brasileiros esperavam a atuação do Diamant no lugar do Fier o site anunciava a equipe brasileira com a escalação oficial. Pablyto não reparou que a bateria do seu celular estava acabando e por consequencia não acordou pois o despertador não tocou. O próprio Pablyto já se manifestou sobre o ocorrido no blog oficial do Brasil nas olimpiadas.

No feminino o Brasil venceu a equipe do Quirguistão em um match muito importante, vitória de Jaque e empate nos 3 primeiros tabuleiros, segundo o blog oficial do brasil nas olimpiadas Terao estava ganha e ofereceu empate pensando em garantir o match pra equipe, nobre atitude. Com a vitória o técnico da equipe (Alvaro Aranha) terá que cumprir uma promessa e fazer a barba (que por sinal já estava na hora).

Amanhã nossas equipes jogam contra Croacia no absoluto e contra Espanha no feminino. O match no absoluto tende a ser bem disputado já que é o 24º x 28º no pré ranking. Já no feminino há um certo favoritismo espanhol já que a jogadora com menor rating da equipe tem o rating maior que todas as nossas jogadoras, mas vamos a luta e vamos puxar esse match.

Por hoje é só.
Abraços.
Cirilo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Entrevista - Líria Caetano Garcia

Olá a todos leitores do Underground. A entrevistada de hoje é nada mais nada menos que a atual vice-campeã brasileira universitária, estou falando da jovem Líria Garcia.



Líria em uma festa na POLI-USP



Atualmente com 1908 de rating FIDE, Líria é a 24ª melhor brasileira no ranking internacional e sempre está entre as melhores colocadas nos torneios femininos.



Líria x GM Rafael Leitão


Recentemente nossa entrevistada esteve disputando o Mundial Universitário na Suíça, onde acertou fortes jogadoras e ganhou alguns pontos de rating.






Chega de bla bla bla e vamos a entrevista:


Underground: Há quanto tempo você joga xadrez? Quais suas principais conquistas?

Líria: Há 7 anos. Minhas principais conquistas foram Paulista sub 18 feminino, Brasileiro Juvenil feminino, vice-campeonato brasileiro universitário feminino e participações no Mundial Juvenil 2008 (Turquia) e Mundial Universitário 2010 (Suiça).

U: Faz pouco tempo que você voltou do Campeonato Mundial Universitário, como foi o torneio?

L: Cheguei em Zurique com 38 graus de febre, estava bem doente no primeiro dia. A mudança do fuso horário pode ter ajudado a desistir da primeira rodada. A WMI americana não aceitou o WO e gentilmente remarcou a partida, onde arranquei um empate mais tarde. Na 4a rodada eu tinha 0.5 ponto e ganhei minha primeira partida de uma WCM do Sri Lanca. Ganhei de mais duas WCMs e uma WMF. Terminei o torneio com 4,5 pontos em 7 possíveis, na 22a posição.

U: Sua expectativa foi alcançada?

L: Com certeza! Perdi para jogadoras com rating muito maior que o meu e ainda ganhei 34 pontos de rating FIDE. Além disso fiz novos amigos e pude conhecer um pouco da Suíça.

U:Como foi sua preparação para cada rodada? algo especifico?

L: Antes do torneio, junto com meu professor o MI Marcus Vinicius Moreira Santos, procuramos partidas da maioria das jogadoras e aprimoramos as aberturas que ainda estavam sem muito estudo. Assim, antes das rodadas, revia algumas linhas da abertura que achava que poderia cair na partida.

U: Como foi participar de um torneio tao forte como este?

L: Foi uma experiência incrível. O clima do torneio estava ótimo e muito competitivo. Indubitavelmente conheci lá alguns dos melhores jogadores jovens do mundo (vide o GM chinês Wang Yue, 2732) e que ainda conseguem cursar uma Faculdade.

U: Nós pudemos acompanhar e ver como estavam fortes os torneios tanto masculino como feminino. E os torneios B? foram bem movimentados tambem?

L: Como sempre o Brasil representou muito bem no torneio B, risos. Houve apenas duas baladas com os enxadristas. A balada do último dia foi numa discoteca bem grande de Zurique. O tema era Música Latino Americana, então estávamos em casa. Nessa festa, a direção do torneio disponibilizou (dizem as fofocas) mil e duzentos francos suícos de bebidas para os jogadores... O resto fica para a imaginação..risos

U: Qual foi a jogadora que mais te chamou a atencao? (pelo jogo claro... hehe)

L: Foi a WGM georgiana Sopiko Guramishvili que conhecia do Mundial Juvenil. Além de uma menina muito bonita, a vice-campeã terminou o torneio invicta.
Não perguntaram do jogador, mas vou puxar o saco para um grande novo amigo MI Pruijssers Roeland, da Holanda. Ele perdeu somente para o 3o colocado e terminou em 13o lugar.

U: Porque voce acha que tinha menos meninas jogando no feminino que homens no masculino?

L: O assunto é muito polêmico, mas acredito nos resquícios e nas consequências da nossa sociedade machista. Antigamente as mulheres não tinham direito algum. Hoje votamos, trabalhamos, estudamos... O que falta é oportunidade. No Brasil, que incentivo uma garota tem para se tornar WGM? Imagine ainda, uma iraniana, que estuda Educação Física e é enxadrista? Essa jogadora estava em Zurique e deve ter batalhado muito para estar lá. Apesar das poucas jogadoras, ainda assim o torneio estava muito forte e competitivo.

U: Como anda o xadrez feminino no Brasil? voçe acha que houve evolução nos ultimos anos com relação a como as mulheres são tratadas no xadrez? há mais apoio?

L: Meu histórico no xadrez brasileiro ainda é muito pequeno, mas percebo na pele que a mulher está sendo mais respeitada e até valorizada no xadrez. Nos primeiros torneios grandes que joguei, lembro que vários homens saíam gritando e nervosos por perderam para uma mulher. Também comecei a ganhar ajuda financeira há pouquíssimo tempo, mas em compensação, ganho mais que a maioria dos homens da minha idade. A mulher está sendo valorizada sim, e será mais respeitada ainda quando mais mulheres jogarem e aumentarem o nível competitivo dos torneios femininos.

U: O que, na sua opinião, seria interessante de acontecer nos torneios para incentivar mais mulheres a jogar xadrez?

L: Um incentivo importante seria aumentar as premiações para o feminino nos torneios. A nível político, eu só me interessei por xadrez a partir do momento que minha escola decidiu ensinar o esporte. Então acho que o xadrez deveria ser matéria no currículo escolar.

U: Uma mensagem final para seus fãs.

L: Acredito que meus maiores fãs são meus pais. Então nao poderia deixar de agradecê-los por tudo, pela confiança, pelo "pai"trocínio e por aguentarem uma filha viciada em xadrez. Xadrez é a minha segunda casa, onde encontro meus amigos, alegria e ciência.

Muito obrigado pela entrevista e parabéns mais uma vez pela desempenho no Mundial Universitário.

Não deixem de conferir a cobertura das olimpíadas com comentários do Salama nos posts anteriores.

Por hoje é só.

Abraço a todos

Cirilo


Olimpiada R7

Oi povo....

Depois de boas vitorias ontem, hoje tivemos boas partidas mas resultados não tao bons.

No feminino um bom resultado, empate em 2 a 2 com a equipe de Montenegro, com derrota de Terao, vitoria de Ana Paula e empates de "A Maquina" Gazola com uma jogadora de 2112 e a recuperação de Amanda com um empate sempre por cima com uma WFM de 2182.
Com esse empate o Brasil agora ocupa a 50a posição.
Destaque coletivo para a equipe Russia 1, que ganhou até o momento todos os matches disputados e vem levando bem o torneio.
Destaque individual para 3 Russas (Kosintseva, Kosintseva e Gunina) e 3 Georgianas (Sopiko, Dzagnidze e Melia) entre as 10 com melhor rating performace.
Temos 10 mulheres com rating acima dos 2500, sendo apenas 4 acima de 2550, mas elas estão chegando la. A top 1 eh a GM Hou Yifan (que enfrentou o Brasil na primeira rodada), que vem com 5,5 em 7.
Na proxima rodada as brasileiras enfrentarão a Inglaterra na mesa 19. Um confronto bem complicado, já que as inglesas vem com uma equipe composta por uma MI, 1 WMI e 2 WFM, mas vamos que vamos meninas... torcemos por voces.

No masculino perdemos, como esperado, para a fortissima Hungria, mas não em um match sem luta. Nossos jogaodores se esforçaram e lutaram muito, mas no final prevaleceu a força hungara com Leko e Polgar no comando. Polgar, alias, que vem fazendo uma belissima Olimpiada. Leitão segurou Leko e Krikor empatou com Berkes, enquanto Milos e Fier acabaram derrotados por Almasi e Polgar, respectivamente. Na proxima rodada jogamos pela recuperação contra o Kyrgistão, confronto no qual, pelo que estamos jogando, acredito numa vitoria ate certo ponto tranquila por 4 a 0, para voltar ao grupo dos melhores do torneio.
Depois da 7a rodada temos a liderança isolada da Ucrania, liderada por seu TopGM Ivanchuk, que ganhou mais uma e continua com 100% dos pontos. Na proxima rodada teremos um belo confronto entre Ucrania e Russia 1, e Ivanchuk deve enfrentar ninguem menos que o ex-campeao Kramnik... Sangue...ahuahuahuahauhauahau
Na comparação com as Americas, o Brasil vem atras apenas das fortes equipes dos EUA e de Cuba, o que demonstra uma boa evolução do xadrez brasileiro.

A essa hora Anand deve estar rindo em sua casa... como percebemos, ele nao esta jogando este ano pela India, mas deve estar acompanhando e vendo Carlsen e Topalov levarem pedradas e ainda por cima verem suas equipes fazerem uma fraca campanha. Carlsen perdeu 2 partidas (Jobava e Adams), enquanto Topalov empatou 2 (Stevic e Sasikiran, por ironia um indiano) e perdeu na ultima rodada para Bluvshtein, de "apenas" 2583, uma diferença de 220 pontos de rating.

Bom amanha eh acompanhar os jogos e torcer para o Brasil ganhar.

Bjos e Abracos

Andre Salama

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Olimpiadas - 6a Rodada

Olá pessoal... nada como postar depois de um dia como hoje na Olimpiada.

Nesta segunda feira, depois de um dia livre, obtivemos duas grandes vitorias. Nossos jogadores provaram do que são capazes e que não irão perdoar os erros dos adversarios.

No masculino foi uma grande vitoria por 4 a 0 contra a equipe da Finlândia. Leitão ganhou do bom jogador Nyback. Milos, Fier e Diamant tambem ganharam de 3 MI´s. Com essa bela vitoria pulamos para o 10o lugar na classificação, acima de equipes como China, Cuba, Espanha, França e Israel. Amanhã enfrentaremos a forte equipe da Hungria, que vem fazendo bonito na competição. Devemos ter na mesa 1 um confronto entre Leitão e Leko, ao qual foi derrotado pelo brasileiro 2 vezes em campeonatos mundiais de menores... vale conferir. Clique aqui para ir ao link ao vivo.
Na equipe brasileira, destaque para Milos que está com 3,5 em 4 com um rating performance de 2791.
No geral, vale ressaltar a performance do TopGM Ivanchuk (Ucrania) e do GM Pentsulaia (Georgia), que ainda mantem os 100% em 5 jogos. Ivanchuk tem rating performance de 3357 e Pentsulaia de 3307. Milos é o 14o melhor rating performance.
Na disputa do Greenfeld, a liderança vem com as equipes da França, Mongolia e Colômbia, com 3 empates cada.

Ja no feminino, o Brasil obteve uma bela vitoria contra a equipe de Bangladesh pelo placar de 2,5 a 1,5. Juliana teve uma partida complicada e acabou derrotada, mas tivemos um empate de Ana Paula e duas belas vitórias, uma de Gazola e outra de Jacqueline. Jacqueline, segundo o site Oficial da CBX, jogou com muita precisão um final e ganhou.
Vanessa Gazola confirma a bela Olimpiada que vem fazendo e consolidou-se como a principal pontuadora brasileira. Podemos apelidá-la de "A Maquina", pois nas ultimas 2 partidas ela não ganhou, mas amassou as adversarias, sem dar nenhuma chance. Está com 4 em 5, perdendo apenas da fortissima jogadora da China na primeira rodada.
O Brasil vem na 43a posição e amanhã enfrenta a equipe de Montenegro. É um confronto complicado, mas temos chances de pontuar.
No Greenfeld, as equipes da Bósnia, Alemanha e Russia 2, com 3 empates cada.
Clique aqui para acompanhar ao vivo as partidas das meninas.

O Pablyto comentou diretamente da Siberia que o Short era uma pessoa muito tranquila e agradavel, fato que posso concordar pelo pouco contato que tive com ele quando ele esteve no Brasil, inclusive na Hebraica realizando uma simultânea se não me engano no ano de 1992. Mas dizer que ele vai acompanhar as partidas das meninas... porque sera??? kkkkkkk e mesmo nas últimas mesas tem meninas bonitas... ahuahuaahuahuauhahhauha

Boa sorte para o pessoal amanhã e vamos acompanhar as partidas.

Lembrando que amanhã tambem vai ao ar mais uma entrevista do UnderGround.

Abraços

Andre Salama

domingo, 26 de setembro de 2010

R5 Olimpiada

Ola... Desculpem a não atualização antes, mas não estava em São Paulo este fim de semana e não houve tempo hábil para isto. Mas aqui estamos. E dito isto, gostaria de agradecer às pessoas que vem nos acompanhando e mais ainda àqueles que comentam. No post anterior alguém falou sobre erros ortográficos. Gostaria de me desculpar pelos ocorridos, mas de qualquer forma, vale um esclarecimento. Os posts são sempre lidos e re-lidos antes de ir ao ar, mas de fato alguns erros passam batidos, inclusive porque existem erros que involuntariamente lemos da maneira correta, Mas é assim que crescemos e tentamos fazer sempre o melhor.


Sobre a Olimpiada, na quinta rodada tivemos um confronto no feminino contra o Paraguai, que como disse o Pablyto no Blog CBX, esperávamos uma vitória. Ela não veio, mas tenho certeza que não por falta de esforço das meninas. O match terminou empatado em 2 a 2. Terao empatou com a Gabi Vargas, Gazola massacrou e Jacqueline empatou. Amanda perdeu mais uma vez e penso que isto talvez seja um reflexo do nervosismo que possa estar sentindo, fato normal a quem disputa, pela primeira vez, aos 16 anos, um torneio desse porte como uma Olimpiada. Espero e torço muito para que ela se recupere deste momento ruim. Pelo menos na proxima rodada enfrentaremos a equipe de Bangladesh, com quem teremos um match equilibrado com chances de vitória.


No masculino enfrentamos o Irã, esperando tambem uma vitoria. Nesse match, que era muito equilibrado, tivemos situações inusitadas ocorrendo, como Milos com alguns problemas psicologicos na partida e Leitao com problemas físicos. Dos males o menor, empatamos o Match por 2 a 2, com Leitao e Milos empatando, Fier forçando uma posição e ganhando e Krikor perdendo a primeira. Na proxima rodada enfrentaremos a equipe da Finlandia e esperamos uma vitoria.


Neste domingo foi dia livre e esperamos que nossos atletas tenham aproveitado para descansar e preparar bem as partidas, para que a gente começe o dia de amanha com boas noticias (ja que os jogos começam as 6h)


Abaixo algumas fotos da tietagem das meninas com Nigel Short e Susan Polgar.











Como diria o Krikor... Sem mais


André Salama

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Olimpiadas R3 e R4

Bom galera, foram ate agora realizadas 4 rodadas da Olimpiada e as equipes brasileiras vem fazendo um bom papel por la...

Na terceira rodada a equipe masculina ganhou do Yemen por 3,5 a 0,5 com Krikor empatando sua partida e Milos, Fier e Diamant ganhando.

Na quarta rodada conseguimos mais uma vitória, desta vez sobre a Jordania pelo placar de 3 a 1, com Leitao e Milos ganhando e Fier e Diamant empatando suas partidas.

A equipe masculina vem com 3 vitórias em 4 matches, com Fier e Diamant jogando todas até o momento e com Milos sendo o único com 100% de aproveitamento (2 em 2).

Na quinta rodada enfrentaremos a equipe do Irã com boas chances de mais uma vitória verde-amarela... Vamos Brasil!

Ate o momento o trofeu Greenfeld Equipe vai para as fortes equipes de Israel e França, assim como a Coréia e Ilhas Mauricio com 2 empates cada equipe

No feminino, na terceira rodada perdemos o confronto contra a Turquia pelo placar de 3 a 1 com uma boa vitória da WFM Juliana Terao de pretas sobre uma forte jogadora de 2252.

Na quarta rodada ganhamos até com facilidade da fraca Uganda, que não tinha nenhuma jogadora com rating.

A equipe vem na 61a posição, o que corresponde exatamente ao nosso rating médio inicial nas Olimpiadas.

Na quinta rodada teremos um confronto sul-americano contra as paraguaias. Na equipe delas acho que a jogadora mais famosa para nós brasileiros é a tabuleiro 1, WFM Gabriela Vargas. Acho que temos uma boa chance de vitória, mas como conversei com minha amiga Amanda Marques algumas horas atrás, SEM PRESSÃO... ahuahuahuaha

Juliana terao vem com uma boa performance de 3 pontos em 4 possiveis.

O Trofeu Greenfeld feminino de Equipes vai no momento para as equipes da Jordania, Venezuela, Bosnia, Inglaterra, Irã, Russia 2 e Alemanha com 2 empates.

Esperamos que as Equipes brasileiras tenham boa sorte amanha e que possamos melhor cada vez mais nossa classificação.

Antes de finalizar e mudando um pouco de assunto, o Undergorund gostaria de parabenizar o MF Victor Shumyatsky que entrou pela primeira vez no live rating do krikão, lembrando que ele ainda é sub 14 e é o jogador mais jovem da lista do FLRB. Parabéns mais uma vez.

Beijos e Abraços

Andre Salama

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Olimpiadas - Round 2

Hoje venho falar sobre a segunda rodada da Olimpiada.

Os jogos vem sendo disputados sempre às 7h da manhã, horário ruim para aqueles que dormem ou estudam, mas "um horario bom para aqueles que trabalham em horario convencional - as partidas ficarão interessantes ao redor das 9h, 9h30" (By Krikão).

Tivemos acesso a algumas informações vindas diretamente da Sibéria, que nos indicam que apesar do que dizem, lá não esta tao frio assim, esfriando apenas a noite, um clima que em nada parece a Sibéria ate o momento.
Os jogadores estão hospedados no Hotel Olimpic, um ótimo hotel 5 estrelas, além de uma ótima organização no evento.
Existem 2 salões de jogos, um com as primeiras mesas do masculino e do feminino e o outro com o resto do povo. O Brasil vem jogando habitualmente no segundo salão, mas as meninas ja sentiram o gostinho de jogar no "salão principal".
A cerimonia de abertura esteve muito bonita, contando inclusive com a presença do atual presidente da FIDE Kyrsan e do atual presidente da Russia, Dimitri Medvedev.
As equipes brasileiras estão, tanto no masculino como no feminino muito unidos e confiantes, com a Amandinha Marques sempre puxando todos pra uma conversa, inclusive como foi citado no blog Oficial da CBX, o papo do Bob Esponja no avião... ahuahuahhauha

Agradecimentos a Tania Marques, mãe da Amanda que nos mandou algumas informações e fotos.

Abaixo algumas fotos dos jogos já realizados:


As meninas brasileiras

Brasil antes do match contra libano


O salão de jogos


meninas antes de jogar com a China
Quanto aos resultados, nesta segunda rodada tivemos uma tranquila vitoria feminina contra Honduras por 4 a 0, enquanto os homens tiveram boas chances de vitoria, mas acabaram derrotados pela forte equipe chinesa, que conta com dois 2700+. Eh dar os parabens ao Krikor e ao Diamant pelos empates.
Amanha o Masculino joga contra o Yemen e o Feminino contra a Turquia.
Clique aqui para ir ao link das olimpiadas.
Tambem quero deixar aqui resgitrado que este senhor abaixo, que segundo o pablyto peguntou por uma WFM brasileira que não foi à Siberia, está me plageando na Olimpiada, mas que mesmo assim, o perdôo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Meu sósia Vasselin Topalov.
Abraços
André Salama

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Novidades na área

Galerinha...

primeiramente queria dizer a voces que modificamos algumas coisas no site. Na barra lateral agora tem um indice com todas as entrevistas feitas ate o momento por este blog. Tambem esta disponivel a calculadora de rating "inventada" pelo Cirilo.

No momento esta sendo disputada a Olimpiada de Xadrez, com as equipes masculina e feminina tendo estreado nesta terça feira. A equipe masculina fez bonito e ganhou de 4 a 0 do Libano. A feminino acabou perdendo... mas td bem 4 a 0 pra China nao tem problema. Amanha os homens jogam com a China buscando a vingança, enquanto as meninas jogam contra Honduras. Vale a pena conferir o blog da CBX e o blog do Krikor

Pra finalizar. Durante o continental de 2009, realizado no Brasil eu e Cirilo "roubamos" o Blog do Morado para fazer a cobertura, o que ocasionou na criação do UnderGround, por isso neste momento não poderiamos deixar de divulgar o nosso amigo Piru esta de volta a ativa. Criou um blog agora beeeeeeem melhor que o anterior, com mais informação util inclusive.
Deem uma conferida la, ja que o primeiro post esta bem interessante e trata sobre a organização de torneios de xadrez no Brasil. O blog pode der acessado clicando no link do XadrezOpiniao ou para ler a materia diretamente clique aqui

Nao deixem de conferir mais este blog de xadrez, que vale a pena e que eh um tipo de informação que esta dando tanto certo nesse nosso mundinho

Abraçoes

Andre Salama

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"TAH NA FUNÇÃO?" I Aberto de Bauru - Circuito Canarinho U2200

Olá a todos leitores do underground, estamos aqui pra falar do torneio que ocorreu na cidade de Bauru e teve a presença de 53 jogadores sendo 28 com rating FIDE e teve como campeão o jovem João Danilo “chato” Mandetta, que apesar de chato como sempre jogou boas partidas e mereceu o titulo (que fique bem claro que apesar de chato ele é meu amigo e por isso tomo a liberdade de falar assim como todo amor e carinho).



Quanto ao meu desempenho depois de vários torneios posso falar que finalmente joguei um bem. Não foi nenhuma maravilha de desempenho, mas pelo menos fiz boas partidas (exceto contra o SUPI onde mal sentei no tabuleiro e já estava abandonando) e ganhei uns pontinhos de rating chegando a 1899 no live (nunca consigo sair dos 1800 L ).




  • Chess Results (resultados, lista oficial, classificação final, etc.)

Vamos a parte preferida dos leitores do underground, ou seja, ao fatos extra tabuleiro (as vezes nem sempre):




  • Pela terceira rodada jogaram na mesa 3 Eugenio Herbst Neto e Fernando Freire dos Santos. Ao termino de todas as partidas (exceto essa), todos os jogadores foram observar o final da partida, algo muito comum em todos os torneios. Eu cheguei um pouco depois que já tinham acabado as outras partidas, dei uma olhada e vi os 2 jogando um final de rei, torre, a4,b3,c4 e a3 pro branco x rei, torre, a5,b6,c5 e g5 para o preto. Olhei e pensei empate e sai pra conversar, volto depois de meia hora e os 2 continuam jogando o final, passa mais um tempo e nada de acabar a partida, no final das contas a partida durou aproximadamente 1hora a mais que a penúltima a acabar e terminou em um REI x REI.


  • Ao termino da quarta rodada fomos (eu, Ronaldo Alonso, Tiago Bini e Rodrigo Salotti) assistir ao jogo válido pelo campeonato paulista de basquete entre Bauru e Pinheiros. No meio de uma conversa básica sobre o torneio Tiago Bini vira e fala: “joguei todas as rodadas até agora contra jogadores com FIDE até a terceira, o cara tinha 1800, mas tinha rating”. Em seguida eu perguntei: “qual o nome dele?” a resposta foi: “jogadores de 1800 não vejo nem o nome.” Ele não sabia que eu tinha 1800. Então nesse momento quero dar os meus parabéns a ele pois na classificação final ele ficou atrás de 5 jogadores com 1800 e 2 com 1700. Como ele não vê o nome desse jogadores ele subiu de 20º pra 13º na classificação final da sua cabeça. kkkkkkkkkkkkkkk. Brincadeira Bini :D


  • Como foi sugerido por alguns integrantes do torneio, nessa parte do post não vou utilizar o nome real das pessoas, para reproduzir a cena vou usar nome de jogadores mundialmente conhecidos. Estavam na casa do Kramnik boa parte da organização e dos jogadores do torneio. Entre um bate-papo e outro começaram a tirar sarro do Petrosian. No ínicio diziam que a terra de onde ele veio não fazia parte do Brasil e que a unica coisa boa de lá era a cerveja Cerpa, continuaram a brincadeira lembrando que em certa ocasião foi zuado em um dos melhores blogs de xadrez por não entender o que era o termo "estar de xico". Querendo justificar-se disse que em sua terra não utilizavam essa gíria e lá chamavam de TPM (hã??? Acho que novamente se enganou). Após o novo erro a Judit Polgar lhe explicou o que significava dessa vez com sucesso. Porém o Petrosian comentou que gírias são um problema, que uma vez um amigo paulista ficou bravo com ele porque logo após ele o amigo lhe contar uma história ele usou a expressão mentira para exclamar o fato e o amigo pensou que realmente o Petrosian estava duvidando dele. Mas não contente os exadristas não paravam de zoar o pobre Petrosian, até na velha piadinha de qual a diferença entre 1 real e "sexo a anal" ele caiu, após isso, a noite inteira, todos ficavam falando que o outro queria 1 real dele :p no meio das bricadeiras ele soltou a seguinte frase: "Égua, esses paulistas são fogo". Nesse mesmo local tivemos que escutar a mesma história contada pelo Kramnik umas 10 vez.

  • Na mesma noite do encontros entre os enxadrista saimos para descontrair um pouco pelas ruas de Bauru. Estavam eu, Alan Reis (égua) e Ronaldo Alonso (dodo) quando de repente chega um cidadão bem noiado e bebado pra mim e fala: " E ai mano, você tah na função? Você faz a quanto? to precisando puxar um." Respondi que não mexia com essas coisas, mas tive que aguentar do torneio inteiro no ultimo dia zoação por essa história. "vou chamar a policia federal pro cirilo", "o cirilo tah na função", "tenho dinheiro aqui, você faz a quanto" usahuashuashushauashuashuhasuhas é a vida, além de jogar mal ainda sou confundido com traficante. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Além disso gostaria de destacar a recente aparição de 3 enxadristas na TV brasileira:

  1. Ontem ainda em Bauru fui alertado que o MF Maximo Iack Macedo estava participando do QUEM CHEGA LÁ no domingão do Faustão, nosso MF chegou até a semi final mas ficou no quase.
  2. Semana passada, estava assistindo jornal da gazzeta. Começou uma reportagem sobre a reforma do Pq da água branca, nessa reportagem tivemos a aparição de Washington Assis conhecido jogador de São Paulo que é promotor do caso.
  3. Talvez essa seja a aparição com mais destaque, o amigo Jovane Nicolic prendeu a Mariana Ximenes no aeroporto na novela Passione da rede globo, eu não assisti o capitulo e nunca vi a novela mas fui informado pelo Cris e pelo Herman do fato. Parabéns Jovane bora pra Hollywood agora :D

Por hoje é só, um grande abraço a todos.

Cirilo.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Olimpiadas de Xadrez 2010

Bom pessoal, estamos aqui de novo para dar uma boa notícia e uma notícia ruim.

A maioria ja deve estar sabendo, mas não custa reforçar. Foi lançado no ar no dia 8/09 e bastante divulgado nessa semana o blog que será utilizado pelo Brasil para divulgação de notícias vindas direto de Khanty-Mansyisk, na Sibéria.

O blog pode ser visto clicando aqui.

Foram divulgadas as equipes oficiais do Brasil, assim como o arbitro que nos representará por la. Será o AI Mauro Amaral, que já a algum tempo espera por essa oporunidade e agora terá. Como arbitro espero que ele possa elevar ainda mais o nome da arbitragem brasileira pelo mundo, que já conta com nomes como os dos AI´s Antonio Bento e Herman Claudius.

Infelizmente na terça feira foi veiculada a notícia de que o Grande Mestre Giovanni Vescovi não iria mais participar das Olimpiadas representando o Brasil, devido a uma alteração em sua agenda, causada por seus compromissos de campanha para as próximas eleições da FIDE, que ocorerrão ainda este ano. Uma baixa considerável já que Giovanni ocupa atualmente o posto de número 2 do Brasil.

A notícia boa é que para o seu lugar foi convocado o amigo e grande jogador o GM Krikor Mekhitarian, que vem com boa força de jogo numa boa sequencia e que vem tendo seu rating aumentado a cada lista, possuindo atualmente um ELO de 2550, ocupando o posto de numero 5 no Brasil.

Ainda há uma duvida sobre como será a escalação oficial da equipe masculina. Leitão ocupara a mesa 1 com Fier ou Milos nos tabuleiros 2 e 3 e Krikor ou Diamant nos tabuleiros 4 e 5. As equipes todas do masculino podem ser vistas no chess results

No feminino a equipe esta definida com Juliana Terao no tabuleiro 1, Amanda Marques no 2, Gazola no 3, Jacqueline no 4 e Ana Paula no 5. As equipes femininas estão aqui

Todos os jogadores brasileiros, com excessão de Diamant saem de Guarulhos no sábado dia 18 e partem para Sibéria. Diamant deve sair direto dos EUA para lá.

Boa sorte a todos e vamos formar uma corrente positiva pelo Brasil... Vamoooooooooooooooo

Para terminar, leiam abaixo a entrevista com o MF Barreto, e aguardem uma próxima entrevista, que desta vez será com uma mulher.

Abraços

Andre Salama

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais um MF na pista

Olá pessoal... como prometido estamos de volta com mais uma entrevista... Antes de apresentar nosso MF de hoje, uma explicaçãoas sobre porque não postamos ontem. Houve um pequeno engano no envio das perguntas ao mestre. Houve confusão entre MFs e foram enviadas as mesmas perguntas que foram feitas ao Luiz. Problema resolvido vamos à entrevista.



O MF de hoje trata-se de ninguém mais ninguém menos que um rapaz do Rio Grande do Norte Carlos Alberto Barreto Filho, que hoje está com 2346 na FIDE e 2375 no LiveRating do Krikor, ocupando a 21a posição no Brasil.









Vamos às perguntas:


XadrezUnderground: Ja faz algum tempo que você frequenta o LiveRating do Krikor. Quais os próximos objetivos?

Barreto: Fico feliz de fazer parte do grupo de jogadores que figuram no Live Rating do Krikão. O obejtivo que venho buscando a quase um ano é o título de MI, que para isso preciso ultrapassar os 2400 e mais duas normas de MI.


XU: Recentemente você jogou os Jogos Regionais de São Paulo por Sorocaba e depois rumou para a Argentina. Quais as principais diferemças na organização de torneios no aqui e lá?

B: Olha, eu não creio que mude muito o aspecto da organização lá e aqui não. O que existe são bons e ruins organizadores tanto no Brasil quanto na Argentina.


XU: Os jogadores argentinos são histórcamente fortes, hoje em dia eles estão tão fortes ou os brasileiros estão atualmente melhores?

B: O que penso é que o time olímpico brasileiro é mais forte que o time olímpico argentino, porém no geral a Argentina tem mais jogadores fortes, até pela quantidade de MI´s e GM´s que tem, são muito mais jogadores titulados lá do que no Brasil.

XU: Quantos torneios você jogou por lá? Como foram os resultados? Atingiu os objetivos?

B: Agora na Argentina eu joguei dois torneios. O primeiro foi no Festival de Villa Martelli, tive a oportunidade de jogar o fechado de GM B. Onde tive boas chances de fazer um bom torneio mas me faltou uma pegada maior ali no meio do torneio.Acabou que nesse só fiz manter o ELO, não perdi nem ganhei nada. E o segundo torneio foi o Magistral de Banfield, um torneio de norma de MI organizado pelo AI Marcelo Hermida. Acho que foi o torneio mais frustrante para mim no último ano, pois eu estava muito confiante que faria a segunda norma de MI e na penultima rodada, jogando com um jogador de 2300 tendo que ganhar de pretas acabei empatando um final melhor que tinha boas chances de vitória. Não consegui a norma mas voltei com 12 pontinhos pra casa.

XU: Pretende retornar para a Argentina para jogar mais algum torneio este ano?

B: Esse ano acho bem complicado voltar, mas próximo ano com certeza pretendo voltar tanto pelo xadrez mas também pelos amigos que fiz por lá

XU: Teve coragem de visitar algum ponto turístico argentino?

B: Olha eu não sou muito de visitar os pontos turísticos das cidades não, eu gosto de conhecer os bares, a noitada pra mim ta bacana (quem falo que não foi disso q perguntamos???? ahuahuahhauahuha)

XU: Reza a lenda que você fez um bando de argentinos gritarem "Brasil, Brasil..." Isto é verdade? Nos conte um pouco sobre essa experiência.

B: Pois é cara... essa história é curiosa... Uma certa noite uns amigos me convidaram para ir em um clube de poker jogar um torneio. Chegando lá vi que eram cerca de 110 jogadores. Mais ou menos inscrição de 30 pesos = 15 reais. Começa o torneio e eu to ali tomando uma cervejinha, conversando com os jogadores e criando aquele clima descontraído. A questão que o torneio começava umas 23h e até a mesa final chegar seria cerca de 5h. Por aí você muda varias vezes de mesa e vai conhecendo muita gente e fazendo amizade com um e com outro. Até que cheguei na mesa final do torneio e cara foi incrível, tinha cerca de 15 argentinos de fora do torneio mas acompanhando ainda e gritando "Brasil, Brasil, Brasil" hehehhee, não deu outra... puxamos o torneio e deixamos 109 argentinos pra trás!

XU: Você mora no nordeste brasileiro. O que você tem a dizer sobre os jogadores dessa região comparados com o resto do Brasil?

B: Acho que a diferença entre o nordeste e o sudeste, por exemplo, é o número de torneios... No nordeste temos fortes jogadores que se tivessem mais oportunidade chegariam tão longe quanto os jogadores do tradicional eixo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul. Uma prova disso é que desde 2005 sempre na final do Brasileiro tem um ou mais nordestinos jogando, com exceção a 2006.

XU: Se um dia alguém chegasse em você e falasse: "Você tem direito a uma escolha e ela será realizada. Você pode escolher entre casar com a mulher mias linda do mundo e ser um capivara de 1700 ouuuu virar GM e casar com a Susan Boyle. Qual seria sua escolha? Porque?

B: Com certeza eu seria o homem mais feliz do mundo tendo meus 1700 de rating!!! hehehehhe. Virar GM seria ótimo mas ter que viver ao lado da Susan Boyle acho que não seria a coisa mais agradável e ter a mulher mais linda do mundo, isso sim seria algo que ultrapassa qualquer ELO FIDE.

XU: Deixando um pouco de lado o xadrez, comente um pouco sobre o nordeste (praias, mulheres, festas, etc.) e dê algumas dicas para os nossos leitores.

B: Quem nunca viajou para o nordeste não sabe o que está perdendo. Mulheres lindas e com pouca roupa devido ao clima... hehehhee, as praias mais lindas do Brasil com certeza! Eu sempre quando viajo e já estou saturado eu penso "poxa vida, estou reclamando do que? vou voltar pra Natal!!!" Isso me dá um alivio grande hehehe. A sugestão que eu dou é que venham conhecer Natal e façam o passeio pelas dunas e pelas praias do litoral norte. Nosso amigo Krikor creio que fez... vale a pena!

XU: Você acompanha o XadrezUnderground com frequência? Alguma crítica ou sugestão?

B: Sim, sempre acompanho o XadrezUnderground, um blog que passa informação muitas vezes de forma bem divertida e inteligente. A dica que dou é que tentam variar a região dos entrevistados. Assim vamos conhecendo um pouquinho de cada lugar desse brasilzão!

XU: Uma mensagem final para os nossos leitores e para aqueles que te acompanham no xadrez.

B: Primeiro gostaria de agradecer a vocês do XadrezUnderground pelo convite da entrevista, achei super legal, até porque os sites especializdos em xadrez sempre focam no xadrez Paulista, Xadrez do Sul e Sudeste em geral. Agradecer aos amigos que torcem e me acompanham nos torneios e dizer a esses amigos que fiquem tranquilos que essas duas normas daqui para o próximo ano elas virão com certeza! Abraços a todos.

Obrigado ao Barreto, que deu uma bela entrevista, realmente nos proporciando um pouco de como vivem os jogadores do nordeste brasileiro.

Aproveito essa oportunidade para agradecer. Nesta terça feira chegamos aos 40.000 acessos em pouco mais de um ano e como não podia deixar de ser, o acesso de número 40.000 foi de um grande amigo, o Cavu, que pediu um presente... deixem aqui sugestões de presentes pra ele...hehe

Até a próxima

Abraços

Andre Salama