sábado, 26 de março de 2011

Entrevista - Guilherme Cirilo

Carissimos enxadristas Undergroundianos, nesta data especial, apareco aqui para publicar para vocês uma entrevista especial. Será nada mais nada menos que com um dos fundadores no longínquo Agosto de 2009 do XadrezUnderground, atualmente maldosamente conhecido como XU.

Guilherme de Araujo Cirilo nasceu em 20/03/1991, tendo completado 20 anos em 2011. Por esse motivo essa entrevista. Pois além de fundador, ele também é amigo meu e de muita gente e não podíamos deixar passar em branco esta data.



Morador da querida ZL de São Paulo, Cirilo sempre participa dos torneios em São Paulo, seja onde for que aconteçam. Tem atualmente 1918 de rating FIDE e subindoooo... ahuahuahuhaua



Para essa entrevista, tive a ajuda da amiga Liria Garcia, que formulou algumas questões.

Vamos à nossa entrevista:

XadrezUnderground: Há quanto tempo você joga xadrez? Porque você começou? Não se arrepende? Pretende seguir carreira de áribitro como o Salama?

Guilherme Cirilo: Jogo desde 2006. Começei por algumas atrações fora do tabueleiro que não vem ao caso. Conheci muitos amigos no xadrez, acredito que meus melhores amigos estão nesse meio, então não tem porque me arrepender. Acho que xadrez agora só como hobby mesmo, nada muito sério nem nos tabuleiros nem como árbitro.

XU: Você acabou de voltar de algum torneio na Europa, recém ganhou algum torneio importante, está querendo entrar no Live Rating do Krikor ou alguma coisa do tipo?

Cirilo: ahahahahahahaha... meu objetivo no xadrez é apenas social, mas adoro quando uns caras fortes não ganham de mim, é bem engraçado ver a cara deles de quem tá puto.

XU: Quais suas principais conquistas? Você consegue explicar porque amadores, os famosos "capivaras" como nós insistem em jogar este jogo?

Cirilo: Não tenho nenhuma grande conquista, mas é muito fácil perceber porque continuamos jogando, só ver o Brasileiro Amador. Jamais presenciariamos cenas tão engraçadas como as que ocorreram lá em um torneio profissional.

XU: Sabemos que você gosta de outros esportes (natação, poker, polo aquatico, tênis, etc...), como o futebol. Qual seu tipo de posição preferida em campo?

Cirilo: ahuahuahuhauhauhuha, realmente sou meio viciado em esportes, mas nunca tentei jogar tênis, só alguns amigos da faculdade que me ensinaram um pouquinho. No futebol gosto de jogar na defesa, entrando duro nos adversários e enfiando as bolas nos atacantes.

XU: Ficar triste, queres esganar a cara do seu oponente, socar a mão numa perede, até mesmo chorar, são reações frequentes dos enxadristas quando perdem uma partida. Conte-nos sobre alguma derrota sua.

Cirilo: Acho que a maioria já sabe o motivo desta pergunta ter sido feita, então vamos lá: Sempre fui muito competitivo, sabia que a derrota no match contra a FEA no IUSP prejudicaria muito a POLI na classificação final, sem contar que eramos muito favoritos e só perdemos por muita displiscência da equipe. Aquela foi uma reação até que normal de quem realmente está lá tentando fazer o possível para ver sua faculdade campeã. Não tinha vontade de esganar meu adversário naquele momento, aquela reação foi de reporvação ao meu desempenho e da minha equipe e nada contra o adversário.

XU: Você está numa fase muito boa. Apesar de não ganhar, também não perde faz um tempo. Com essa série longa de empates, temos o surgimento de um novo personagem: Cirilo, o Sólido? É verdade que um dia Jânio Quadros disse: "Bebo porque é líquido. Se fosse sólido, come-lo-ia. Comente sobre isso.

Cirilo: Este ano tive apenas 3 derrotas em 25 partidas, enquanto nas mesmas 25 partidas empatei 15 vezes, mas não acredito que essa fase se deve a um momento sólido. No VIII IRT da Hebraica, onde tive 7 empates (em 9 jogos), a maioria das minhas partidas foram jogadas para ganhar. Contra o Zé Abdalla, por exemplo, houve sacrificios de ambas as partes na partida buscando ataque. No Brasileiro Amador, exceto no ultimo dia, ganhava a primeira do dia e sempre jogava muito mal a segunda por cansaço e dava sorte de empatar. A última rodada foi um caso a parte, onde o Bernardo deve ter jogado a melhor partida da vida dele kkkkkkkkkkkkkk

XU: Qual a entrevista que você mais gostou do XadrezUnderground? Porque?

Cirilo: Achei a entrevista do Renatinho a melhor de todas, muito boa as perguntas e melhor ainda as respostas.

XU: Sabemos que há "alguma manipulação" nas enquetes feitas nesse blog. Foram feitas várias votações até agora... algumas com resultados, digamos, no mínimo duvidosos. Eu mesma nunca ganhei um título de Musa do Torneio, ainda que houvesse só eu de mulher no torneio. Qual sua opinião sobre isso? Quem é a musa do xadrez brasileiro na sua opinião? (By Liria)

Cirilo: hahahaha... Não há manipulação nenhuma. Eu nunca consigo chegar a uma conclusão de quem é a musa do xadrez brasileiro, há muitas opções que sempre me deixam bem consufo. O xadrez feminino brasileiro está muito bem representado nesse quesito.

XU: Conte-nos alguma passagem interessante de tantas histórias que você já viveu no xadrez. Algo que tenha marcado, como seus apelidos, curiosidades, enfim, o que achar mais conveniente.

Cirilo: Ah, são muitas histórias, mas acho que o dia mais engraçado que já passei com o pessoal do xadrez foi o dia seguinte ao meu aniversário de 17 anos, onde após uma comemoração aqui em casa no sábado, fomos quase todos, incluindo o atual GM André Diamant, para um torneio em Poá. Foram muitas risadas, varias histórias que não teria tempo de contar tudo aqui.

XU: Vamos a algumas perguntas rápidas com respostas curtas:
- Família: Apoio
- POLI: Paixão
- Sexo: Mulher
- Futuro: Dinheiro
- Um torneio: Registro 2008
- Um ídolo: Alon Greenfeld
- Um amigo: Essa não respondo não, já tem exemplos de pessoas que responderam perguntas como essa e não se deram muito bem, né Bernardo
- Um sonho: Passar de cálculo numérico
- Uma frase: "hasta al fondo" - Jacques Blit

XU: Temos a impressão de você se colocar, em certas situações, em algumas confusões. Este rótulo de encrenqueiro é verdadeiro? Tilto Paro???

Cirilo: hahahahaha... não tenho culpa que os caras do xadrez tiltam fácil :P. Não sou encrenqueiro, apenas gosto de expor minha opinião só que aí quase ninguém gosta dela e tilta... tenso

XU: Uma mensagem final para os leitores do blog.

Cirilo: Sei que minhas respostas não ficaram das melhores, mas tentei fazer o meu melhor, porém não sou muito bom com as palavras. Agradeço a todos que acessam o blog, peço desculpas pelas poucas atualizações atuais, mas tempo é algo que me falta muito ultimamente. Um grande abraço a todos, principalmente à Líria e ao Salama que fizeram essa entrevista. Hasta la Vista.

Bom, queria agradecer a todos os leitores também, espero que vocês tenham gostado, vamos ver quais os proximos capitulos desse blog... ahuahuhauhahuaua

Beijos e Abraços a todos
André Salama

4 comentários:

Unknown disse...

Guilherme de AraUUUUUUjo Cirilo, sem acentoooooo.... hahahahaha, valeu salamin.

Líria Garcia disse...

haha até q o Cirilo aparece um pouco na foto do Bernardo hahaha

Renato Quintiliano disse...

AUHHUHUAUHAUHAUHUHA Registro 2008 foi inesquecível mesmo,só quem tava sabe,é nois que tá cirilovsk!Excelente entrevista mlk,sucesso!

AI Mauro Amaral disse...

ainda bem que perguntaram sobre o choro e murros na parede contra a FEA, faltou contar mais alguns detalhes, ams tá bom

faltou contar a história do poodle ROSA em Santos

e também sobre o apelido de FIFI !

ahhahaahhahaahahahhahahaahha