segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Open de Itu

Bom dia meu povo...

aconteceu ontem na cidade de Itu, distante aproximadamente 90 kilometros da capital Paulista o 19º Open de Itu de Xadrez. O já tradicional torneio, que deu R$ 5500,00 em prêmios, contou com a participação de quase 200 jogadores e contou com a arbitragem dos sempre presentes Marius e Christian van Riemsdijk.

Podemos dizer que o salão de jogos este ano esteve bem melhor que o do ano passado, porém, o calor continuou o mesmo, insuportável. Infelizmente esta época do ano é assim e esta é uma cidade muito quente. Mas vamos que vamos que o xadrez precisa de mais torneios como esse para poder ter mais visibilidade.

O torneio contou com a participação de alguns MI's e de um GM. Giovanni Vescovi ganhou o evento com 100% dos pontos conquistados. Tivemos a presença de Tsuboi, Mauro de Souza, Cubas (agora morando em São Paulo), Blit, Segal, Herman e Ovelha.

Ainda não temos a classificação final do torneio e não pude ficar até o final, portanto não sei exatamente quem foram os premiados. Mas tivemos entre eles com certeza, GM Giovanni Vescovi, MI Ovelha, MI Mauro de Souza, MI Cubas, MF Abdalla.

Destaque para as meninas, Liria e Janine, que conseguiram totalizar 5,5 pontos e devem ter ficado entre os 20 primeiros colocados e ficaram respectivamente em 1º e 2º do feminino, na frente das já tradicionais Juliana Terao e Suzana Chang.

Algumas coisas interessantes aconteceram no torneio de ontem. Vamos a elas:


  • Logo na primeira rodada tivemos um duelo entre 2 MIs Blit x Cubas, com empate no final, mas isso não tem nada de muito interessante se não fosse o fato do Cajal ter pego bye ausente na primeira rodada e ter pego o Blit na segunda rodada, depois da derrota jogou as peças em cima do Blit como se tivesse perdido pra um capivara qualquer.
  • Jogadores, incluindo André Salama, indo almoçar sem dar resultado e deixando a organização do torneio maluca.
  • MF evandro Barbosa jogando a primeira rodada na mesa cento e pouco sendo puxado.
  • primeiros lances da partida do meu lado: e4 c6 d4 d5 exd5 cxd5 Bd3 Cc6 c3 e5 dxe5 Cxe5 De2 Be7????????? Bb5+???????????????????????????????????Cc6... e a partida seguiu com vitória das brancas.
  • Liria e Farah descobriram uma excelente poção para o torneio de itu, após ambos começarem o torneio com 1,5/2 resolveram tomar uma caipirinha no almoço e fizeram um ótimo torneio após isso, principalmente a Liria.
  • Na ultima rodada do torneio mais uma vez Blit estava em cena agora contra o MF Luiz Abdalla, Blit está totalmente ganho, com uns 3 min no relogio contra 1 do Abdalla. Blit deixa passar mate em 4 e fica perdido mesmo tendo 1kg de peões a mais. Quando Luiz tem 2s para o relogio e chama o arbitro pra solicitar empate uma posição RTT pro luiz x RT pro Blit, o arbitro prontamente da o empate. Blit fica inconformado por não conhecer muito bem essa regra e se revolta dizendo que abandonou a partida e que era pra dar o ponto pro Luiz. No final o resultado continuou como tablas e os 2 premiaram.
  • Na hora de ir embora, o MF Evandro Barbosa vem me pedir ajuda pra empurrar o carro do Gersinho pois esqueceram o farol aceso e a bateria descarregou. Resumo final da obra, os caras tiveram que fazer uma chupeta pra poder ir embora... Mas calma, foi entre as baterias dos carros, sem maldade no coração.
  • Tivemos mais um caso de relógio se desligando no meio da partida, desta vez entre Roverso e Bernardo, uma artimanha de algum dos dois... hehe

Bom, acho que foi isso... caso alguem lembre de algo imprecindivel que nao tenhamos colocado, por favor comentar e deixar um registro para que possamos rir juntos... hehehe

Beijos e Abraços

André Salama

3 comentários:

Líria Garcia disse...

A poção mágica realmente funcionou! Deu asas às cobras hehe.. Mas foi só um golinho!rs

Anônimo disse...

qual era o carro do Gersinho?

além de Marius e Christian, tinham quantos auxiliares? Não vão me dizer que tinha só dois árbitros pra mais de 200 jogadores, né???

onde vejo a classificação final??

Anônimo disse...

http://www.fpx.com.br/mostranwc21.asp?c21id=193