terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entrevista com Janine Martinez

Boa noite pessoal, estamos aqui para mais uma entrevista do XadrezUnderground, desta vez com uma expoente do xadrez feminino atual e que vem se destacando em torneio rápidos aqui em São Paulo. Trata-se da "famosa" Janine Martinez.

Depois de ficar alguns anos afastada do cenário enxadrístico, ela vem retomando sua carreira de jogadora e agora empresária. Nascida em 1989, Janine possui rating FIDE de 1941.





Vamos à entrevista:


XadrezUnderground: Como voçê começou a jogar xadrez? Com quem? Quando? Onde?

Janine Martinez: Eu começei a jogar aos 3 anos de idade no Círculo Militar de São Paulo com o MI James Mann de Toledo. Meu pai contratou um professor para ensinar eu e meu irmão.


XU: Quais suas principais conquistas?

JN: Brasileiro Sub 16 em 2004, Brasileiro Escolar em 2004, Brasileiro Univesitário em 2010, Brasileiro Rápido em 2004 e 2001... e por ai vai...


XU: Como está, na sua opinião, o xadrez feminino atualmente?

JN: Está em grande crescimento, as meninas estão treinando cada vez mais e o nível está ficando cada vez mais difícil


XU: Você como mulher, sente que o mundo do xadrez pode ser dominado pelo sexo feminino?

JN: Falta muito para isso... Afinal a maioria é de homens, mas nestes 18 anos de xadrez eu vejo que evoluiu muito.


XU: Soubemos que voçê está com uma empresa de xadrez, quais os objetivos dela?

JN: É organizar campeonatos de um jeito que não se organiza normalmente, dando passagens, títulos e muito mais.


XU: É verdade que voçê estava louca para ser entrevistada e que conseguimos ser os primeiros a conseguir um espaço na sua agenda?

JN: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Eu não estava louca para ser entrevistada...


XU: No último torneio, realizado no CXSP dia 13/02, tivemos um erro de emparceiramento e voçê jogou na mesa 1 na última rodada... qual a sensação? ahuahuauahua

JN: kkkkkk... A sensação é super boa. Estou tentando estudar xadrez depois de 18 anos só apanhando... hehe... E agora eu vejo como meu nível está crescendo... voltei a ganhar dos mestres... e pretendo ir para as próximas Olimpíadas.


XU: Voçê sempre joda d4? Ou conhece outras aberturas?

JN: kkkkkkkk... sem a maldade da pergunta... eu gosto de jogar d4... mas joguei uns 8 anos da minha vida e4... e apanhei muito... por isso mudei.


XU: Algumas perguntas pinga fogo:


- Um homem: Bernardinho (Volley Brasil)

- Uma mulher: Minha mãe

- Um Jogador: Meu pai hehe

- Um ídolo: Adam Smith

- Uma música: match Bom 20 - 3AM

- Quando a posição ta dura, voçê se vira? Claro... como dizem sou uma menina de recursos.. sem maldade claro... hehe


XU: Este espaço é destinado para que voçê possa se expressar livremente sobre o que quiser, elogiar os donos do blog, enfim!

JN: Eu gostaria de agradecer aos entrevistadores... muito boas as perguntas... como sempre com segundas intenções... Visitem o site da minha empresa: http://www.proxadrez.com.br/ e espero que todos os leitores apareçam em Campinas nos dias 21 a 24 de Abril para conferir o Brasileiro Juvenil organizado pela minha empresa.

Um abraço para todas as meninas do xadrez... principalmente para a minha amiga de pódio Liria Caetano Garcia... hehe

Obrigado pela entrevista


Agradeçemos a Janine pela entrevista, esperamos que voçês também gostem e até uma próxima


Beijos e Abraços


André Salama

18 comentários:

Tirinhas do Rovs disse...

Não tinha ninguém melhor pra entrevistar não ? Blog caindo de nível hein? kkkkkk brincadeira!! Parabéns ao underground pela entrevista!! e Parabéns xanine! ahuhauhauha!

abraços

Leandro Roverso

ÁRBITRO CASSIUS disse...

Primeiramente eu estava na arbitragem
no cxsp e não houve erro algum DE EMPARCEIRAMENTOS o que houve foi um questionamento do mf Alvaro sobre ter flutuado duas vezes antes da última rodada , acontece que isso é permitido para equilibrar cor conforme o HANDBOOK DA FIDE !!!E a reclamação que não procede foi feita na sexta rodada e não na última Salame meu irmão se liga nas conversa brow !!!
EM SEGUNDO LUGAR JANINE É SHOW PARABÉNS CHEFA HEHEHE

Unknown disse...

ANDRE E CIRILO

ESTOU ME REFERINDO AO COMENTÁRIO SOBRE O POSSÍVEL ERRO DE EMPARCEIRAMENTO NO TORNEIO FPX 21 REALIZADO NO CXSP, QUE VOCES RELATAM, E QUE TERIA COLOCADO
JANINE MARTINEZ JOGANDO NA MESA 1 POR ENGANO.

NA SEXTA RODADA DO TORNEIO ALVARO ARANHA, AO SER EMPARCEIRADO COM LEONARDO RODRIGUES, RECLAMOU QUE ESTAVA FLUTUANDO, PARA CIMA, PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA, E QUE ISTO SERIA UMA IRREGULARIDADE.

PORQUE EU DECIDI MANTER O EMPARCEIRAMENTO REALIZADO PELO SWISS PERFECT 98?

POR QUE, DE ACORDO COM AS REGRAS DE PRECEDÊNCIA DO SISTEMA SUIÇO, O MELHOR AJUSTE DE COR PREVALECE SOBRE A FLUTUAÇÃO.

A REGRA DE EMPARCEIRAMENTO NO SISTEMA SUIÇO DIZ QUE UM JOGADOR NÃO DEVE FLUTUAR DUAS VEZES CONSECUTIVAS NA MESMA DIREÇÃO, TANTO PARA CIMA COMO PARA
BAIXO, MAS NÃO DIZ QUE NÃO PODE FLUTUAR. COMO O AJUSTE DE COR PREVALECE SOBRE A FLUTUAÇÃO, O EMPARCEIRAMENTO DA 6ª RODADA ESTAVA TECNICAMENTE CORRETO E FOI
MANTIDO.

E RESULTOU EM JANINE MARTINEZ JOGANDO COM ALVARO ARANHA NA 7ª RODADA NA MESA 1.

MÉRITOS DE ÁLVARO E MÉRITOS DE JANINE.

EDU

PS:OS ARQUIVOS DO TORNEIO ESTÃO A DISPOSIÇÃO PARA QUE VOCES FAÇAM O TESTE DE REGRESSÃO QUE O PROGRAMA SWISS PERFECT 98 OFERECE.

Unknown disse...

Cassius e Edu, acho que vocês não entenderam. Quando falamos em erro de emparceiramento não estavamos falando no sentido literal da palavra, era apenas uma brincadeira que fizemos com a Janine no próprio dia e repitimos aqui no blog.

A mesma brincadeira foi feita com a Liria na quinta rodada e é comum nos torneios quando algum dos nossos amigos está bem.

Espero que esteja tudo esclarecido

Abraços
Cirilo.

Anônimo disse...

Eu não reclamo do emparceiramento... dei mate no dirk na rodada anterior..
e ganhei do angelo tbm.... ehhehehe
isso pra mim significa mt...
perder pro alvaro... naum vou falar que é normal... mas naum joguei para ganhar tbm.. fiquei feliz de estar na 1 mesa na ultima rodada... =)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Líria Garcia disse...

Parabens Janine!! Quando crescer quero ser que nem você! hehehe
Obrigada pelo abraço viu!! Fiquei mto feliz e emocionada! Mostra a pessoa doce que vc é!
bjos

C. Avgoustopoulos disse...

Boa Xanineee!

Quem diria que a menina das luvinhas pretas voltaria em grande estilo ao cenário enxadrístico!

Força e sucesso pra vc!

Abraços,

Grego

Anônimo disse...

poxa... pq vcs lembram de mim das minha piores fases.... hehe
poxa eu to com 22 anos quase... mudei bastante... pra melhor... hehe...
parei de jogar com o discman na epoca
e com as coisas de roqueira... hehe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ÁRBITRO CASSIUS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
jorge silva disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ADVOGADO CASSIUS disse...

O Salama só estava brincando na verdade como árbitro ele não iria colocar nada para prejudicar ninguém mas valeu a aula de arbitragem hehe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Líria Garcia disse...

Acho que quem fala a verdade deveria se identificar. Não esqueçam que a reportagem é sobre nossa querida Janine Martinez

Salama / Cirilo disse...

Comentarios anonimos estão proibidos por tempo indeterminado. Aos "causadores" e "trolls" de plantão, sua opinião será muito bem vida desde que você tenha carater e se indentifique.

Obrigado pela compreenção de todos.

Abraços
Cirilo.

Ivan Kuhlmann Nogueira disse...

Bom dia! Isso! Não podem deixar comentários anônimos ofensivos. Isso é para covardes, bundões...
Então, se eu tiver que falar mal da Janine, tenho que me identificar. Mas não vou falar não, hehe. Ora, conheço a Janine praticamente desde que nasceu (menos). Ela é meio piradinha, mas gosto bastante dela. E no dia em que ela criar vergonha e jogar xadrez sério vai conseguir excelentes resultados. Ela joga bem posições complicadas e é uma tremenda enroladora! Tem muita menina que estuda mais que ela e não tem e nunca terá esse feeling. Nossa, falei bonito! Então Janine, tome vergonha e vá estudar mais, hehe.

Adriana Lot disse...

O que dizer da minha filha postiça mais velha? Afffs. Que ela é linda, fofa, inteligente, e uma excelente enxadrista...... Poderosa !!!!!! Amo vc minha linda !!!!!! Que 2011 seja coroado de êxitos na sua vida profissional e amorosa é claro !!!!!!