Sub 8 Absoluto:
Enzo Fontes: Com 5/8 fez um torneio por baixo e apareceu pouco nas primeira mesas, porém, vem com 4/4 nas ultimas rodadas. Jogara a ultima rodada, com o norte americano Josiah Stearman, lutando para fechar o torneio entre os 15 melhores.
Alberto Bonvini: Veio de bom resultado no ultimo panamericano e ganhou o status de esperança da categoria. Começou o torneio muito bem, com 4/5 perdendo apenas para o líder da competição até o momento, porém, nas ultimas 3 rodadas teve resultado negativo e se mantém com 4 pontos. Jogara com o Canadense Rohan Talukdar tentando se recuperar na competição e terminar dentro da faixa dos 30 melhores.
Sub 8 Feminino:
Marina Cadilhac: Atual campeã brasileira da categoria, começou muito mal o torneio porém vem com bela recuperação. Tem 4.5/8 no momento e joga a ultima rodada contra uma peruana buscando um lugar entre as 20 melhores.
Sub 10 Absoluto:
Categoria com muitos brasileiros, porém todos seguem sem bons resultados. Melhor brasileiro está na 59ª colocação até o momento.
Sub 10 Feminino:
Andreia Martins é a melhor brasileira com 3/8 até o momento.
Sub 12 Absoluto:
Tiago Lopez Oliveira: Atual Campeão Sulamericano vem com 4.5/8 e é junto com Leonardo Yamamoto e Igor Cadilhac o melhor brasileiro na categoria.
Sub 12 Feminino:
Agatha Hurba Nunes: Começou o torneio com 2 derrotas seguidas, mas não se desanimou e vem invicta nas 6 ultimas rodadas, está com 5/8 e em 22º até o momento, tentara um dificil lugar entre as 15 melhores.
Isabelle Tamarozi: Vem em constante evolução nos ultimos tempos, porém, no mundial deixou os bons resultados um pouco de lado e resolveu brigar pelo troféu greenfeld. Vem com uma derrota, uma vitória e 6 empates até o momento, porém quase todos eles com adversarias de rating inferior.
Katherine Vescovi: Katherine é a unica titulada brasileira da categoria, devido ao titulo sulamericano de 2009, vinha de um quarto lugar no Pan empatada com a campeã, com esses e outros excelentes resultados era provavelmente a maior esperança brasileira da categoria, porém, teve alguns resultados abaixo do esperado e vem com 3.5/8 até o momento e perdendo 20 pontos de rating. Apesar desse resultado quem já a viu jogar sabe que é apenas um torneio ruim e ela tem tudo pra se tornar uma das melhores jogadoras brasileiras.
Sub 14 Absoluto:
Ronnie Stone: Melhor brasileiro até o momento, faz um torneio na média, venceu um adversario com mais rating, empatou com outro que tinha menos fora isso ganhou dos com menos e perdeu dos com mais.
FM Arthur Chiari: Era sem duvida o brasileiro com mais chances na categoria, porém, se perdeu com resultados fora do esperado no inicio do torneio e vem tendo que se recuperar. Tem 4;5/8 e é o segundo melhor brasileiro até o momento. Porém fez um torneio por baixo.
Sub 14 Femino:
Ramyres Coelho: Vem daqui o melhor resultado brasileiro no mundial, Ramyres tem 6/8 e no momento ocupa a 6ª colocação. Apesar de ter empatado com uma adversario com rating bem inferior na terceira rodada Ramyres não se abateu, venceu adversaria com rating bem superior ao seu e nessa ultima rodada tem a dificil missão de lutar pelo pódio. Ramyres precisa vencer a WCM Sarah Chiang, torcer para as negras vencerem na mesa 2 e para as negras não ganharem na mesa 1. Com essa combinação de resutado ela garante o terceiro lugar e um feito sensacional.
Sub 16 Absoluto:
João Paulo Casemiro Marques: Vem fazendo um excelente torneio, com rating performance de aproximadamente 2220. Vencendo o IM indiano Shiven Khosla no ultima rodada. Se considerarmos a dificuldade do torneio acredito que ele seja o melhor brasileiro até o momento.
Luis Paulo Supi: Vem com 4.5/8 com 2 bons empates contra jogadores mais fortes, porém destaque negativo para o empate da ultima rodada.
Jose Lucas Abdalla: Destaque para o empate com o atual campeão mundial da categoria na primeira rodada. Teve um torneio bem dificil no começo e vem alternando, a partir da terceira rodada, entre vitórias contra adversarios de rating inferior e derrotas para os com rating superior.
Sub 16 Feminino:
Artemis Guimarães: Atual campeã brasileira absoluta, Artemis começou bem o torneio e chegou a estar entre as 5 primeiras, depois teve 2 derrotas seguidas que achei inesperada e vem com 5/8 na 17ª colocação até o momento, joga contra uma alemã de 2020 na ultima rodada, lutando para estar entre as 12 primeiras colocadas.
Sub 18 Absoluto:
Lucas Aguiar: Torneio muito longe do esperado, vem com 50% dos pontos, sem nenhum resultado expressivo. Perde 18 pontos de rating até o momento e na classificação é o melhor brasileiro.
Bernardo Sztokbant: Vem com 3.5/8, porém, com um bom torneio, tirando a partida contra um UR jogou tds as outras 7 com adversarios acima de 2100, conseguindo muitos resultados expressivos. Destaque para a vitória sobre o MF italiano Guido Caprio de 2354 de rating.
Sub 18 Feminino:
Daphne Jardim: Vem com 4/8 até o momento, porém não jogou a primeira rodada. Teve bons resultados contras jogadoras com rating superior e fez a lição de casa contra as com rating menor. Um bom torneio até aqui. Joga a ultima rodada contra um jogadora de rating inferior buscando um lugar no top 30.
Destaque positivo desse mundial: Ramyres coelho, vindo com um excelente resultado e brigando pelo pódio.
Destaque negativo: Ausencia do MF Victor Shumyatsky que seria o pré rankeado 3 da categoria sub 16 e teria tudo para conseguir um belo resultado para o Brasil.
Bom é isso, desejo boa sorte a todos na ultima rodada em especial a Ramyres coelho que luta para estar entre as 3 melhores do mundo.
Para quem quiser ver melhor os resultados de todos os brasileiros segue o link do chess-results:
http://chess-results.com/tnr58159.aspx?art=0&lan=10&fed=BRA&flag=30
Abraço a todos
Cirilo.
Um comentário:
Apesar dos pesares estamos excelentemente bem representados, é vdd q possivelment com o Victor na Sub16 possivelment teriamos mais chances de torcer por grandes resultados, mas no geral estamos bem representados! e a torcida permanece, que tenhamos uma excelente 9ª rodada!
Postar um comentário