terça-feira, 31 de agosto de 2010

Entrevista - Luiz Guilherme Abdalla (MF)

Olá amigos do Underground. Depois de muito tempo temos uma nova entrevista para os leitores. Essa é a primeira entrevista depois que o blog completou 1 ano. Estamos com o projeto de começar a fazer uma entrevista a cada duas semanas com personalidades do xadrez de vários tipos (deixem sugestões de possiveis entrevistados e de perguntas).

Panamericano 2004 - Balneario Camboriu - SC (Antes)



Nosso primeiro entrevistado nessa nova era é o Jovem de 19 anos Luiz Guilherme Abdalla que acaba de retornar da Europa com resultados muito bons e 24 pontos de rating na continha (numero um tanto quanto sugestivo em...). Com esses pontos ele ultrapassou a barreira dos 2300 no live rating e já pode pedir o titulo de Mestre Fide.

IX Obert Miquel Mas - Espanha - 2010 (Depois)

Ai vai a entrevista:

Underground: Como você está se sentindo tendo ultrapassado os 2300 no live e podendo pedir o titulo de MF?

Luiz: Bem,foi uma alegria muito grande para mim pois ultrapassar os 2300 era a minha meta principal nessa viagem.

Underground: Você acabou de voltar de uma pequena turnê na Europa, oq vc tem a dizer sobre os torneios de la tratando-se de organização e jogadores comparando com o Brasil?

Luiz: Bom existem varios fatores que tornam os torneios de la muito mais organizados, embora talvez falte um pouco de estrutura aqui no brasil para se fazer torneios do nivel de organizaçao de la...existem diversos arbitros no torneio havendo uma divisão de tarefas entre eles, relogios DGT em todas as mesas (evitando confusões ja vistas aqui no brasil), utlização do site do chess results para fazer os emparceiramentos e os salões utilizados para realizar os torneios sempre bem espaçosos e com ar condicionado.

Underground: Entre os 2 feitos importantes que vc teve na europa qual foi o mais importante pra vc? Passar a barreira dos 2300 ou a primeira vitória sobre GM?

Luiz: Acredito que ter ganho de um GM me passou grande confiança para alcançar os 2300!

Underground: Conte alguma situacao inusitada/engracada vivida la na Europa.

Luiz: Bem eu e o Gustavo todos os dias iamos ao msm restaurante durante o torneio de Sants,e nos repetiamos diariamente o msm prato(pechuga de poyo com huevos patatas e Coca-Cola).Até que um certo dia o garçon chegou em nossa mesa com 2 Coca-Colas e perguntando se iriamos querer poyo novamente...hahahaha mas, mais engraçado que essa foi quando eu estava voltando da rodada do torneio de badalona esperando o elevador para subir ao quarto no momento em qu abriu a porta saiu uma velha de sutiã e calcinha hahahaha

Underground: Quando pretende entrar no Live Rating do Krikor?

Luiz: Tenho como meta isso ate o fim do ano!

Underground: Qual sua principal meta para o final de 2010?

Luiz: bem como na resposta a cima atingir os 2350 de rating e quem sabe uma norma de MI!

Underground: Voce joga pela equipe de Guarulhos... cite seus companheiros de equipe (Todos Eles) . Qual a expectativa para os jogos abertos?

Luiz: tenho como companheiros o Rodrigo Terao,Yago Santiago,e o meu grande companheiro de viagem o Gustavo Gomez(Cavu). A nossa expectativa é de grande confiança e acreditamos na possibilidade de conquista do titulo da 1ª divisão dos JAI e dependendo dos resultados dos próximos torneios jogar a divisão especial.

Underground: Qual sua rotina de estudos? O que é mais importante para melhorar no chess na sua opinião?

Luiz: Eu nunca fui muito estudioso então nunca estabeleci uma rotina certa,mas tenho tentado todos os dias ver alguma coisa de xadrez.Eu sempre ouvi dizer que o calculo era o mais importante mas acredito que eu ter um bom repertorio de aberturas e ter adquirido confiança em mim msm ajudaram bastante na minha evolução.

Underground: Criar um blog virou moda, todos que vao para a Europa de alguma forma se comunicam com o pessoal de seu pais... isso nao passou pela cabeça de vcs?

Luiz: Confesso que pensei nisso e ouvi algumas vezes essa sugestão,mas eu acho que não tenho paciencia para isso,rsrs

Underground: Você acompanha o underground com frequencia? Alguma critica ou sugestão?

Luiz: Sim eu acesso o underground sempre que vejo que houve alguma atualização...e uma sugestão minha é que aconteçam mais entrevistas para mostrar as pessoas oq acontece no meio enxadristico e talvez seja um modo de incentivo aos enxadristas.

Underground: Uma mensagem final pra todos que torceram e ainda torcem por você.

Luiz: Eu queria agradecer a todos que acompanharam a minha trajetoria durante a viagem,partidas ao vivo e etc...aos meus pais que possibilitaram financeiramente essa viagem para mim e ao Carlos Gomez que organizou e tornou possivel essa viagem para mim e para o Gustavo.

Mais uma vez parabéns pela conquista Luiz, o Underground torceu o tempo inteiro por vocês la na Espanha, agora é lutar por essas normas.

Por hoje é só. Abraço a todos
Cirilo.

domingo, 29 de agosto de 2010

Zonal Paulista 2010 - Itapetininga

Halo leitores do meu querido Underground, acabo de chegar de Itapetininga onde foi realizado o Zonal Paulista 2010 valendo vaga pra semi final do Brasileiro.
O campeão foi Marcos Vinicius Torsani que estava perdidaço na ultima e precisava apenas de um empate para ser campeão, mas o campeão de 2009 Fernando Branchini acabou se enrolando e a partida terminou empatada dando o titulo ao Torsani.

RESULTADOS

Meu desempenho foi muito abaixo do que eu esperava terminando com 3/5 por baixo e bem por baixo. Ainda sai ganhando uns 8 pontinhos do torneio que me dão uma variação positiva de 4 pontos no live rating, to ficando inflacionado kkkkkkkkk

mas vamos ao que interessa:

Provavelmente todo mundo aqui ja ouviu falar de DEJA VU. Então vamos la, durante o aberto do Brasil de Botucatu nós colocamos no blog uma cena protagonizada por Francemir Barra, todos se lembram?? Onde ele se levantou pra ir ao banheiro e quando voltou sentou na mesa errada e começou a analisar. Acreditem se quiser, a cena se repitiu, só que dessa vez um pouco pior, pq ele sentou de cores trocadas :p

Teve minha tiltadinha basica na primeira rodada semelhante a do interusp onde sai puto d+ totalmente tiltado, só que dessa vez eu não chorei, só quebrei um caneta e soquei a cama qnd cheguei no hotel ;p eu devo ser meio maluco msm.

Na ultima rodada joguei com Francemir Oliveira, logo no inicio da partida a Tatiane Coelho passou proximo e mandou um: "nossa, temos um classico" que fase viu.

Estranho é que não estou lembrando de muitas cenas inusitadas desse torneio, vai ver pq sempre q acabei as rodadas não fikei no salão e fui direto pro hotel. Se alguem lembrar d mais alguma coisa usem o espaço dos comentarios pra contribuir com o blog.

Por Hoje é só, semana que vem tem o engenhariadas, volto com mais detalhes no final da semana.

Abraço a todos.

Cirilo!

sábado, 28 de agosto de 2010

Que fase!

Nunca na minha vida como enxadrista em algum momento eu achei que realmente jogasse bem, porém nunca imaginei também que chegaria na fase que estou no momento. Já são quatro torneios pensados que eu faço uma merda atraz da outra e o publico que me desculpe pelos termos é que realmente estou usando esse espaço no momento como forma de desabafo. Estou jogando o Zonal Paulista em Itapetininga, cheguei confiante pois tinha realmente me preparado pra esse torneio, algo que nunca fiz na vida.

Já na primeira rodada veio a primeira merda, entrei em uma posição louca q depois de me livrar do ataque do adversario sai em um final de bispo, cavalo e torre com 2 peões a mais, posição que nem uma criança de 3 anos que alguem ensinar a jogar no mesmo dia consegue perder, mas o talento falou mais alto e eu consegui. Logo após fui puxado por um jogador de 0.5 que tinha acabado de empatar com o branchini que eu nunca vi ngm passar lance tão bem sem comprometer a posição e tablas dessa vez.

A noite eu posto tudo com detalhe, quero deixar aqui um artigo que saiu no clube de xadrez que li e gostei muito, vamos ver se ele me ajuda a levantar no torneio. O artigo pode ser lido aqui.

Abraço a todos e até mais tarde.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Paulista 2010

Ola.... mais uma vez venho por meio deste divulgar a voces meus queridos o resultado de um torneio. Trata-se de nada menos que o Campeonato Paulista 2010, realizado na cidade de Santos, mais uma vez no famoso Hotel Atlantico. Estiveram presentes nada menos que 99 jogadores, sendo 75 com rating Fide. Eu, com meus meros 1994 e caindo, era apenas o numero 40 do torneio, seguido por nada mais nada menos que Amanda Marques... hehe

Claramente a minha performance no torneio esteve abaixo do esperado (72), assim como o co-autor deste blog Cirilo (numero 56, acabou em 85). Ambos saimos perdendo rating e com um sentimento de derrotismo, mas como sempre, valeu mais pelas brincadeiras e companhias. Como estou escrevendo somente na segunda feira pois estavamos sem internet em PG, local de nossa hospedagem, alguns fatos podem ser esquecidos, neste caso, o Cirilo volta aqui depois e fala pra voces... vamos la??? sigam-me os bons

Cheguei no torneio na sexta feira a noite, pois peguei Bye na primeira e fiu obrigado (vejam que absurdo!!!) a trabalhar sexta a tarde. Pegamos eu e Catozzo um transito do caramba e chegamos na rodada meia hora atrasados! Mas chegamos e jogamos. Eu joguei ate que bem, fiquei ganho e nao ganhei, mas isso eh para um outro capitulo...

Estavamos no apartamento do Cirilo em Praia Grande, Salama, Catozzo, Cirilo, Liria, Gattas e a dona do apartamento Ariane. E claro que para nao perder o costume, chegamos no sabado atrasados pra rodada, que comecava as 14h30...ahauhauhauahauha... Domingo, ultimo dia, que a rodada era as 10h, conseguimos chegar no horario... ve se pode... Mas claro que isto nao foi em vao, pois estavamos sendo acordados deste as 7h da manha...ahauhauhauahu pela nossa madre superior e mestra de tudo que faziamos, nossa querida e amada amiga Ariane

A classificacao final nos trouxe algumas surpresas, como JD em 7o, 3o paulista, mas claro que mais uma vez a vitoria ficou com a maquina de ganhar Sandro Mareco, com 6,5 pts... A classificacao final pode ser vista aqui. O greenfel desta vez ficou com Fernando Barbosa, com 5 empates em 7 partidas. O grande amigo e jogador Evandro Barbosa esteve abaixo neste torneio... ele se esforcou muito e conseguiu fazer apenas 3,5 pontos, perdendo fide por um semestre inteiro... ahauhauhaua

Um destaque do torneio foi a escaleta (aparelho musical que lembra um teclado deitado, de sopro... ahuahuauaha), que participou de todas as rodadas, tendo inclusive um momento de auge, quando uma musica foi composta nela ao vivo. Vejam que letra linda ela tem: Bom dia flor do dia, que bons ventos o trazem aqui??? kkkkkkkkkkkkkkkk

Sabado a noite, tivemos a comemoração do aniversario da Camila, e como ja me eh tradicional em Santos, fomos ao Bar do Toninho, perto do canal 4. Fomos em uma turma grande, com aproximadamente 20 pessoas. Bebemoramos bastante o niver (Qual eh seu time???) e pudemos ver o quanto essa galerinha eh unida... tudo que um faz o otro faz tb... kkkkkkkkkkkkk

Pra fechar com chave de ouro, alguns comentarios das partidas. Das minhas posso dizer que perdi um dos finais mais ganhos da historia, pois o cara estava em Zug, eu quase fazendo Dama e consegui tirar meu rei do quadrado do peao dele.... um verdadeiro absurdo.... tirem os alunos da sala...ahuahauha... depois um sacrificio furado nao aproveitado pelo adversario, um jogo com o adversario jogando pra tras e um planinho bonitinho pra ganhar, uma empate caseiro e uma derrota com um lance bizarro no fim... depois posto minhas palhacadas se alguem quise ve coisa feia... mas como o Cirilo eh brother, ele me acompanho pra eu nao passa vergonha sozinho... tambem faz varias barberagens no xadrez. Empato ganho, perdeu ganho, perdeu empatado... de tudo um pouco... ahuahuahauhahahuaa

Enfim.... acho que eh isso, nos vemos num proximo torneio e prometo tentar colocar algumas fotos e quem sabe as partidas pra vcs... Qualquer coisa o Cirilo completa isso aqui depois...

Beijoes e Abracoes... tudo em grande

Andre Salama

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Campeonato Paulista - Lista atualizada

Olá leitores do undergorund, hoje teremos o post mais rapido da história do blog, segue abaixo o link para o download da lista de inscritos do paulista absoluto 2010:

Abraço a todos

Cirilo

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Campeonato Paulista e Torneios em andamento

Olá a todos, de volta agora pra falar principalmente do Campeonato Paulista Absoluto que começa nessa quinta feira em santos. Mas antes vou falar um pouco dos torneios que estão Rolando por aí.



VII Internacional Regina Helena Marques Prol:


O MF uruguayo Manuel Larrea



O torneio teve termino no ultimo domingo (15/08/2010) com vitória do Uruguayo Manuel Larrea, destaques para Evandro Barbosa, Dragan, Crosa e Rosito que deram um show no troféu Greenfeld e conseguiram 7/9 na modalidade :)


Todas as informações podem ser vistas aqui!







IX Internacional Mario Covas Jr :


Duelo brasileiro - Diberardino x Fier



Após 6 rodadas o torneio tem a liderança do GM argentino Sandro Mareco com 4 pontos, o termino do torneio teve acontecer na proxima quinta feira.


I Olimpiada Pan Armenia:



Krikor x Seferjan


O torneio tem a presença de 2 brasileiros, o GM krikor e o CM Armen. Krikor tem no momento 2,5 em 3 e o Armen 1 em 3.



IX Obert Miquel Mas:



GM Campos x Luiz Abdalla

O torneio tem a sua ultima rodada amanhã e conta com boa atuação dos brasileiros, Luiz Abdalla empatou hoje com GM chileno Javier Moreno (2484) e ultrapassou no Live Rating os 2300, Gustavo também vem bem com apenas uma derrota até o momento.
Vamos voltar a falar do paulista, o torneio que começa na quinta feira tem até o momento 85 inscritos, sendo 3GMs , 5 MI, 6 MF e 2 WFM (informações não oficiais). Ao que parece devo cair la nas primeiras mesas na primeiras mesas ja na primeira rodada pra apanhar bonito. O salama deve pedir bye ausente na primeira rodada, como gosta de empatar ja empata com o bye :p

Por enquanto é só

Abraço a todos

Cirilo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

XI Obert Miquel Mas

Olá a todos, estou aqui hoje porque não achei comentario nenhum ainda nos sites brasileiros falando do torneio que conta com a presença de 3 brazucas.
Salão de Jogos

Luiz Guilherme Abdalla(2253), Gustavo Pizzocaro(2142) e Kleber Ferreira (2107) disputam o XI Obert Miquel Mas. Hoje tivemos a vitória do Gustavo sobre o GM Levan Aroshidze (2548), mais um brasileiro que pela primeira vez venceu um Grande Mestre.
Cavu x Levan Aroshidze

Amanhã temos o Luiz jogando na mesa 1 contra o GM cubano Fidel Corrales(2574), Cavu joga na mesa 5 contra o MI russo Yuri Anikaev (2411) e o Kleber na mesa 21 contra o espanhol Musellas(1753).

aproveitei a oportunidade no msn para perguntar ao Cavu qual foi a sensação após a primeira vitória sobre um GM e ao Luiz qual a expectativa dele para a partida de amanhã e as respostas foram as seguintes:

CAVU:

"Estou muito feliz com a primeira vitória sobre um GM e da Gerogia onde os GMs são bons. A partida foi boa, entrou em uma preparação e eu consegui aproveitar uma vantagem e fazer o ponto. Precisava muito dessa vitória pois em badalona eu não fui bem e eu precisava de uma vitória assim para dar uma animada."

Luiz:

"Vai ser uma partida em que estou com 2298 no live rating e preciso de um empate para virar MF, estou bem confiante e conto com a torcida da galera do Brasil."

Luiz x Corrales

A partida do luiz contra o Fidel pode ser acompanhada amanhã a partidas das 11hrs horario de brasilia, infelizmente por 1 mesa não teremos também a partida do Cavu ao vivo.

Parabéns Cavu e Força Luiz

Vamooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Abraço a todos

Cirilo!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Torneios!

Olá galera do Underground, depois de um bom tempo apareço aqui pra falar um pouco dos torneios que estão rolando por ai e dos que estão para acontecer, esse mês será realmente bem cheio.

PAN:
Acontece em Bento Gonçalves/RS (apesar do blog do torneio dizer que o torneio está ocorrendo em Bento GonçalveZZZZZ) o Festival Pan-Americano da Juventude.


Deixando de lado o fato bem Underground acima, o torneio teve a pouco o termino da 4ª Rodada, temos como destaque brasileiro o jogador Luis Paulo Supi, liderando com 4/4 a categoria sub 14.

Todas as informações do Pan podem ser vistas do blog do torneio clicando aqui!


Argentina:

Começou a pouco na Argentina o Magistral del Bicentenario e o XIV Magistral de la republica, temos a participação de 5 brasileiros: Fier, Milos e Leitão (Bicentenario), Barreto e Francisco Trois (Republica). Infelizmente na unica partida que acabou até o momento tivemos a derrota do Leitão para o paraguaio Bachmann.

Todas as informações no site Ajedrez Martelli.

Holanda:

Amanhã acontece a nona rodada do Dutch Open que conta com a participação do MI/GM Krikor, ele está com 6/8 ganhando la seus 5 pontos de rating... Força krikão, Mais informações no blog do krikor.

Espanha:

Começou na segunda feira o Open Internacional Ciutat Badalona com a presença de 3 brasileiros, Luiz Abdalla, Gustavo Pizzocaro (CAVU) e o carioca Kleber Pereira.

Segue algumas palavras do Luiz na tarde de ontem para mim: "aqui é outro nivel, tudo muito organizado, nunca joguei um torneio assim". O torneio teve hoje a sua terceira rodada e tivemos uma grande e feliz surpresa, O Luiz ganhou de pretas do GM Lars Karlsson. Segundo o proprio luiz foi o primeiro GM que ele ganhou em partida pensada. Vamooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

O emparceiramento da quarta rodada pode ser visto aqui.


Polonia:


Começou ontem na cidade de Chotowa o Mundial Sub 20, os representantes brasileiros são André Diamant e Jaqueline Pamplona (ambos integrantes da equipe olimpica brasileira). O torneio ja teve 2 rodadas e as coisas não andam muito boas para os brasileiros. Daia está com 1/2 com 2 empates contra 2300. Jaque tem 0.5/2 com um bom empate contra um jogadora de 2200 e uma derrota para uma WCM tmb de 2200.

Mais informações no Blog maolaroda do GM André diamant.


Próximos Torneios:

Terão inicio ainda no mês de agosto vários torneios, devo estar presente em alguns, pois estou pensando seriamente em voltar a ativa, vamos ver o que acontece:

08/08 - Memorial Flavio de Carvalho - Etapa do circuito 21 - Folder.

09 a 15/08 - Regina Helena - Informações.

13 a 19/08 - Mario Covas - Informações.

14/08 - Open Botucatu de Xadrez - Etapa do Circuito 21 - Folder

19 a 22/08 - Campeonato Paulista Absoluto - Folder

28 e 29/08 - Zonal Paulista - Ainda não tem folder, irá ocorrer na cidade de Itapetininga e será sub 2200.

Lembrando que nessa sexta feira, 06/08 o blog completa 1 ano de vida e teremos algumas novidades chegando.

Abraço e beijos a todos - Cirilo!


domingo, 1 de agosto de 2010

Um pouco de tudo

Bom pessoal, como esta semana foi meio parada, este post tratara de diversos assuntos.

Primeiro gostaria de divulgar aqui uma comunidade: "Voce precisa ser mais incisivo", voces podem fazer parte dela clicando aqui
Na quinta feira fui a um show do amigo Roverso, nada mais nada menos que a banda "Bee Gees - Alive", segundo ouvi a melhor banda cover brasileira dos Bee Gees, um show bem bacana... vale conferir... mas tres coisas chamaram muito a atenção nesse show. Primeiro uma loira que estava la, chamando bastante a atençaõ, depois como podem ver na foto abaixo, o lugar era bom, mas pedindo coisa pra comer eles colocam isso aqui:
Um lugar desse eh brincadeira
E outro fato foi a presença de outro Cover no show. trata-se de nada menos que o Cover de Giovani Costa, um cara muito parecido e que incrivelmente era o mais empolgado com o show... ahuahuahha
Pra terminar, esta rolando o Pan-Americano em Bento Gonçalves e temos Krikor, Cavu e Luiz na Europa.
Sem contar o paulista que começara no fim do mes, como parte do festival Santista e que promete.
Estamos chegando no aniversaio de 1 ano do blog (exatamente dia 06/08) e aguardem novidades pra esse segundo ano. Nao percam por esperar... Estamos chegando na marca de 40000 acessos. Obrigado
Beijos e Abracos
Andre Salama